Cine Diversidade de abril debaterá preconceito e deficiência

Na terça-feira, 24/4, acontece mais uma edição do Cine Diversidade. Desta vez, serão exibidos três curtas-metragens que abordam questões relativas a pessoas com deficiência e sexualidade.

Serão exibidos os curtas:

Hoje eu não quero voltar sozinho – 17 min (Direção: Daniel Ribeiro)
O curta conta a história de Leonardo, um adolescente cego que tem sua rotina modificada quando um novo garoto chamado Gabriel entra na sua escola. Gabriel desperta novos sentimentos em Leonardo enquanto sua melhor amiga, Giovana, passa a sentir ciúmes da relação dos dois. De forma singela, o filme retrata as turbulências comuns à adolescência, ao mesmo tempo que aborda a questão da inclusão social de um adolescente cego e trata com delicadeza a descoberta da sexualidade na juventude.

Luiza – 15 min (Direção: Caio Baú)
“Luiza” trata da delicada relação entre uma jovem deficiente e o universo que a cerca, tendo a sexualidade como fio condutor para abordar questões como preconceito, relações entre pais e filhos, super-proteção da família, autonomia, diferenças e amor.

Na pele de Charlotte – 6 min (Direção: Gláucia Veloso)
Charlotte carrega consigo rótulos que a sociedade lhe impôs. Seguir a vida adiante e lidar com sua auto-imagem ainda é um desafio a ser vencido.

Após a exibição, haverá debate com a participação das convidadas(os):

Beatriz Dagma – estudante de Psicologia (FUMEC). Militante feminista do Movimento de Mulheres Olga Benário e do Movimento Correnteza. Oficineira no Centro Psíquico de Adolescência e Infância (CEPAI). Colaboradora do programa de Psicologia PsiOcupa do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) na Ocupação Carolina Maria de Jesus. Estagiária do Serviço de Proteção Social a Pessoa com Deficiência do SUAS.

Murilo Barbosa – estudante de Fonoaudiologia (UFMG), militante e pesquisador há 18 anos dos temas: Corpo, Sexualidade, Gênero, Deficiência, Raça e Etnia. Participou do Projeto de Acessibilidade e Inclusão da UFOP entre 2013-2014.

Mediadora:
Paula Duarte – psicóloga, integrante da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG.

Data: 24/04/2018 (terça-feira)

Horário: 19 horas (Os ingressos são gratuitos e distribuídos meia hora antes da sessão).

Local: MIS Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, BH/MG).

Inscrições para certificados: informar nome completo, profissão e e-mail para estagio.rp@crp04.org.br.

O Cine Diversidade é uma iniciativa do CRP-MG, por meio da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual, em parceria com o MIS Cine Santa Tereza e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.



– CRP PELO INTERIOR –