Cine Diversidade de dezembro aborda HIV/AIDS

Durante o evento, serão exibidos um documentário e um curta-metragem de animação

No dia 5 de dezembro, terça-feira, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com o Cine Santa Tereza e com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, vai realizar uma nova edição do Cine Diversidade.

O evento terá a temática HIV/AIDS, no intuito de desmistificar preconceitos e tabus ainda existentes em relação às pessoas que vivem com o vírus. O encontro vai ocorrer às 19h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, e também reforça as mobilizações suscitadas pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro.

Aberta ao público, a iniciativa promove projeções de obras audiovisuais, seguidas de um bate-papo com as(os) presentes, com o objetivo de fomentar o diálogo e dar visibilidade a temas relacionados à Psicologia, ao gênero e à diversidade sexual.

Confira as produções que serão exibidas nesta edição:

Título: Inconfissões
Direção: Ana Galizia
País: Brasil
Ano: 2018
Gênero: Documentário
Duração: 22 minutos
Sinopse: O ator e diretor de teatro Luiz Roberto Galizia morreu muito jovem, mas deixou um rico acervo pessoal composto por imagens, filmes e sua escrita. Trinta anos depois, sua sobrinha Ana Galizia mergulha nesses arquivos para seguir os rastros desse tio, que ela nunca conheceu. Um diário íntimo através do tempo.
Classificação: 16 anos.

Título: Sangro
Direção: Tiago Minamisawa, Bruno H Castro, Guto BR
País: Brasil
Ano: 2019
Gênero: Animação / Documentário
Duração: 7 minutos
Sinopse: O filme é inspirado na história real de Caioh Deroci, que também narra o curta-metragem, contando em primeira pessoa o turbilhão de sentimentos que envolvem a notícia de estar vivendo com HIV e o seu processo de superação. A obra utiliza o universo dos filmes animados para desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus.
Classificação: Livre.

Bate-papo

Após a exibição dos filmes, participam do diálogo com o público:

Heliana Moura – Assistente Social. Especialização em Direitos Humanos. Coordenadora da Unidade de Acolhimento Transitório Adulto. Representante do Movimento Nacional das Cidadãs PosiHIVas de MG.

Rafael Sann – Redutor de danos, mobilizador e educador social.

Mediador:

Lucas Eduardo Lopes (CRP-04/50.260) – Mestre em Educação (UFOP). Pós-graduado em Psicanálise Clínica com Crianças e Adolescentes (PUC). Graduado em Psicologia (FUMEC). Atua como Psicólogo Clínico e praticante da Psicanálise em consultório particular e como Técnico Superior de Saúde na Rede SUS-BH. Coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG.

Ingressos

O evento é gratuito e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.

O CRP-MG emite certificado de participação. Basta acessar o QR Code disponibilizado no cartaz fixado no Cine, no dia da sessão, e preencher o formulário.

AGENDA

Cine Diversidade
Data: 5 de dezembro de 2023
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG



– CRP PELO INTERIOR –