Cine Diversidade exibe dois curtas no mês de novembro

Raça, classe, gênero e sexualidade são o fio condutor das obras

No próximo dia 28, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com o Cine Santa Tereza e apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, vai realizar mais uma edição do Cine Diversidade. O evento vai ocorrer às 19h, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Aberta ao público, a iniciativa promove projeções de obras audiovisuais, seguidas de um bate-papo com os presentes, com o objetivo de fomentar o diálogo e dar visibilidade a temas relacionados à Psicologia, ao gênero e à diversidade sexual.

Confira as produções que serão exibidas nesta edição:

Título: Procura-se Bixas Pretas
Direção: Vinícius Eliziario
País: Brasil
Ano: 2022
Gênero: Documentário / Ficção
Duração: 25 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse: Durante a audição de um teste de elenco, concorrentes realizam um monólogo em que contam as vivências sobre afeto e identidade de duas personagens. Contudo, a cena entregue sobre Darnley e Tigrezza se entrelaçam com suas próprias vivências criando uma linha tênue entre ficção e realidade.

Título: Se trans for mar
Direção: Cibele Appes
País: Brasil
Ano: 2022
Gênero: Ficção
Duração: 25 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Iara (Renata Carvalho) é atriz e professora de teatro em uma escola pública. Após ser expulsa da casa de seus parentes biológicos, foi morar com a família de sua amiga Nina Simone, composta por três gerações de mulheres negras. Apesar das dificuldades corriqueiras, a união atravessa as relações nessa afetuosa família no morro da Penha, cuja casa também abriga os ensaios de uma companhia de teatro. No mar, Iara derrama o passado e os pensamentos que insistem em assombrá-la. Quando uma paixão balança sua vida, ela descobre que o amor romântico também pode ser um lugar possível para ela.

Bate-papo

Após a exibição dos filmes, participam do diálogo com o público:

Gabriel Henrique Duarte (CRP-04/67.249) – Psicólogo clínico com atendimentos focados na população LGBTQIA+. Pós-graduado em Psicologia Hospitalar e da Saúde (iInstituto INEXPSI). Coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual da Subsede Centro-Oeste do CRP-MG. Militante do movimento LGBTQIA+ e de Saúde Mental.

Juhlia Santos – Preta quilombola, mulher travesti de tradição, jornalista, pesquisadora de gênero atrelada à raça, atriz, performer. Cocoordenadora da Akasulo Casa de Convivência LGBTQIAPN+, articuladora no projeto transpasse. Produtora cultural.

Mediadora:
Alessandra Kelly Belmonte (CRP-04/34.380) – Psicóloga (PUC Minas). Pós-graduada em Saúde Coletiva (UniAmérica). Analista de relacionamento com comunidades na H&P. Conselheira no XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, sendo referência para as Comissões de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e Psicologia, Criança e Adolescente .

Inscrições

O evento é gratuito e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.

O CRP-MG emite certificado de participação. Basta acessar o QR Code disponibilizado no cartaz afixado no Cine, no dia da sessão, e preencher o formulário.

AGENDA

Cine Diversidade – Interseccionalidade: raça, classe, gênero e sexualidade
Data: 28 de novembro de 2023
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Ingressos: gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.



– CRP PELO INTERIOR –