Cine Diversidade exibe obra sobre práticas socioeducativas antirracistas

Sessão de outubro vai contar com intérprete de Libras durante o bate-papo

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promove, no dia 8 de outubro, às 19h, uma nova edição do Cine Diversidade. Aberta ao público, a iniciativa promove projeções de obras audiovisuais, seguidas de um diálogo com as(os) presentes, no Cine Santa Tereza.

Com o tema Socioeducação e negritudes: pensando práticas socioeducativas antirracistas, neste mês o projeto exibe a obra de ficção Lapso, da diretora Caroline Cavalcanti.

Saiba mais sobre o filme:

Título: Lapso
Direção: Caroline Cavalcanti
País: Brasil
Ano: 2023
Gênero: Ficção
Duração: 24 minutos
Sinopse: Após praticarem atos de vandalismo, Bel e Juliano, adolescentes da periferia de Belo Horizonte, cumprem medidas socioeducativas onde se conhecem, passando a compartilhar afetos e incerteza diante da dureza dos dias, da repressão e do esquecimento do sistema.

Bate-papo

Nesta edição, a conversa contará com a presença da diretora do curta, Caroline Cavalcanti, e de intérpretes de Libras. Confira a lista completa das(os) integrantes do diálogo:

Larissa Amorim (CRP-04/33357) – Artivista da cultura Hip Hop, lésbica, doutora em Psicologia, produtora cultural e autora dos livros “Periferias do gênero” e “Metodologia de pesquisa afrocentrada e periférica”. Foi uma das coordenadoras do Plano Juventude Viva e liderou a elaboração do Plano Decenal de Políticas para Mulheres de Minas Gerais. Fez parte da Organização de Mulheres Negras Ativas. Psicóloga e conselheira do Quilombo Aéreo.

Gabriel Souza – Ativista e articulador político do Movimento Negro, conselheiro municipal de cultura, co-idealizador do Selo Akoma Ntoso e coordenador da primeira Carta de Compromisso com a Juventude Negra de BH e Região. Integra a Comissão de Psicologia Étnico-Racial do CRP-MG.

Caroline Cavalcanti – Atua em roteiro, direção e preparação de elenco. É PcD auditiva há 6 anos e experiência novas relações com o som. “Lapso”, curta que dirigiu, foi premiado na Berlinale em 2024. Está em fase de produção do curta “A última sílaba tônica”.

A mediação será realizada por:

Vivane Cunha (CRP-04/34838) – Psicóloga. Doutoranda em Psicologia Social na UFMG. Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, atuando na Diretoria de Políticas para as Juventudes. Coordenadora Adjunta do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte e coordenadora da Comissão de Práticas Socioeducativas Antirracistas desse mesmo fórum.

Ingressos

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes da sessão, às 18h30.

O CRP-MG emite certificado de participação. Basta acessar o QR Code disponibilizado no cartaz fixado no Cine, no dia da sessão, e preencher o formulário.

Notícia relacionada: Conselhos de Psicologia e Serviço Social de Minas promovem reunião sobre atuação nos Sistemas Prisional e Socioeducativo

Aprofundando no tema

Interessados na temática podem acompanhar de perto os trabalhos da Comissão de Orientação em Psicologia no Sistema Prisional e Socioeducativo do CRP-MG. O grupo discute o papel das(os) psicólogas(os) no âmbito prisional e socioeducativo em reuniões abertas à participação de profissionais psi. Acompanhe o instagram do Conselho e confira o calendário de encontros.

Sobre o Projeto Cine Diversidade

O Cine Diversidade é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e ao racismo e consolida essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte.

AGENDA

Cine Diversidade – Socioeducação e negritudes: pensando práticas socioeducativas antirracistas
Data: 8/10/24
Horário: 19h (terça-feira)
Local: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)



– CRP PELO INTERIOR –