No mês da Consciência Negra, Cine Diversidade aborda negritude e o branqueamento do Brasil

Documentário “Ruído Branco” e curta-metragem “Nunca Pensei Que Seria Assim” serão exibidos no dia 5 de novembro, em BH

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promove, no dia 5 de novembro, às 19h, uma nova edição do Cine Diversidade. Com o tema Consciência Negra, a edição de novembro conta com o apoio da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (Anpsinep) e da Rede Afro LGBT.

Aberta ao público, a iniciativa promove projeções de obras audiovisuais, seguidas de um bate-papo com o público, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte. Nesta sessão, serão exibidos um documentário e um curta-metragem. Confira as produções:

Título: Ruído Branco
Direção: Gabriel Fonseca
País: Brasil
Ano: 2019
Gênero: Documentário / Ficção
Duração: 15 minutos
Sinopse: Por meio de uma linguagem poética, “Ruído Branco” busca refletir sobre o processo de branqueamento que o Brasil sofreu por 130 anos, após a abolição da escravidão. Como isso afeta nossos filhos e dificulta a busca pela identidade dos negros em um país historicamente racista.
Classificação: Livre.

Título: Nunca Pensei Que Seria Assim
Direção: Meibe Rodrigues
País: Brasil
Ano: 2022
Gênero: Curta-metragem
Duração: 10 minutos
Sinopse: Através de memórias do próprio passado, a artista Meibe Rodrigues propõe uma reflexão sobre negritude e escrevivência.
Classificação: 14 anos.

Bate-papo

Participam do diálogo com o público:

Aruanã Oliveira – Designer, fotógrafo e produtor cultural. Coidealizador da 1ª Parada Negra LGBT+ de Belo Horizonte. Coordenador estadual da Rede Afro LGBT. Integra o núcleo antirracista do CELLOS-MG.

Meibe Rodrigues – Atriz e diretora. No teatro, atuou em diversas montagens em Belo Horizonte. No cinema, atuou no curta-metragem “Ditadura Roxa” (direção: Matheus Moura). Atuou e dirigiu o curta documentário “Nunca Pensei Que Seria Assim”, selecionado para vários festivais e mostras de cinema.

Rozangela Piedade Leite (CRP 04/24386) – Graduada em Psicologia (PUC Minas). Mestre em Psicologia Social (PUC-SP). Especialista em Gestalt-terapia e Análise existencial na UFMG e em Educação Contemporânea e Docência. Faz parte do ANPSINEP Minas – Articulação Nacional de Psicólogo Negres e Pesquisadores. Psicóloga e supervisora do projeto “Mulheres da Quebrada do Aglomerado da Serra” e do coletivo de psicólogues pretes “Onda Negra”.

Mediação:

Liz Costa (CRP 04/70393) – Pós-graduanda em Saúde Pública (USP), graduada em Psicologia (UFMG), artesã, esquizoanalista. Idealizou a Clínica da Ginga, numa perspectiva do sul global contra a domesticação dos territórios existenciais e pela reconstrução de modos singulares de habitar o mundo. Compõe os coletivos A Dobra e Quilombo Esquizo. Coordena a Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG.

Ingressos

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site Sympla. Uma cota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes da sessão, às 18h30.

O CRP-MG emite certificado de participação. Basta acessar o QR Code disponibilizado no cartaz fixado no Cine, no dia da sessão, e preencher o formulário.

Mês da Consciência Negra

Vinte de novembro é conhecido como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída no Brasil pela pela Lei 12.519/2011 e remete ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e importante nome do movimento de combate à escravidão no país.

Sobre o Projeto Cine Diversidade

O Cine Diversidade é promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e da Subsecretaria de Direitos de Cidadania. Criado em 2017, o projeto visa fomentar, pelo cinema, reflexões sobre gênero e diversidade sexual e a interface com a Psicologia, assim como incentivar as produções audiovisuais nacionais e internacionais como importante recurso de orientação e desmistificação de preconceitos e estigmas, o que fortalece o combate à LGBTfobia e ao racismo e consolida essa pauta dentro da agenda cultural de Belo Horizonte.

AGENDA

Cine Diversidade – Consciência negra
Data: 5/11/24
Horário: 19h (terça-feira)
Local: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG)



– CRP PELO INTERIOR –