Cine Diversidade recebe mostra de filmes queer produzidos em Super-8

Programação inclui mesas de diálogo com diretores

Nos dias 19 e 20 de setembro, às 19h, o Cine Diversidade receberá a mostra “A onda de filmes Queer em Super-8 da Paraíba”. O evento, que já contou com edições na Cinemateca de São Paulo e no Paraná, irá exibir seis filmes produzidos na Paraíba no início dos anos 1980.

O nome da mostra faz referência ao Super-8, material utilizado na produção dos filmes exibidos. Esse formato cinematográfico é reconhecido pelo seu baixo custo em relação às películas de 16mm e 35mm e marcou o movimento cinematográfico paraibano nas décadas de 1970 e 1980 com a introdução às discussões LGBTQIA+, em João Pessoa. Essa temática, batizada de Cinema Guei, foi levantada ainda durante a ditadura militar, com o primeiro coletivo registrado na região tendo sido formado por estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que se organizaram para discutir questões que antes eram proibidas.

Além da exposição das produções, a mostra também vai contar com a presença dos diretores Bertrand Lira e Pedro Nunes Filho. Os cineastas irão comentar as sessões, além de compor as mesas de debate sobre os filmes ao final de cada dia, falando mais sobre o resgate histórico realizado pelo projeto e refletindo sobre a importância dessas produções.

Ao apresentar um registro histórico da militância queer e de figuras que marcaram época na discussão da sexualidade no cinema paraibano, a exposição representa o valor de iniciativas de preservação e restauração.

As digitalizações das obras em alta resolução foram realizadas pelo projeto Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros (IDFB), uma ação da associação Cinelimite e que já tem mais de 400 títulos brasileiros resgatados em seu acervo.

“A onda de filmes Queer em Super-8 da Paraíba” tem apoio da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), do Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB (NUDOC), da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e do Cineclube Mocambo.

Confira a programação dos dois dias da mostra:

Sessão 1: 19 de setembro de 2023

1) Baltazar da Lomba (1982)
Direção: Grupo Nós Também
Tempo: 20 Minutos

2) Tá na Rua (1981)
Direção: Henrique Magalhães
Tempo: 16 min

3) Era Vermelho Seu Batom (1983)
Direção: Henrique Magalhães
Tempo: 10 minutos

Sessão 2: 20 de setembro de 2023

01) Perequeté (1981)
Direção: Bertrand Lira
Tempo: 20 Minutos

2) Closes (1982)
Direção: Pedro Nunes
Tempo: 30 minutos

3) Miserere Nobis (1982)
Direção: Lauro Nascimento
Tempo: 20 minutos

Agenda

Cine Diversidade recebe Mostra “A onda de filmes Queer em Super-8 na Paraíba”
Data: 19 e 20 de setembro de 2023
Horário: 19h
Local: Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Ingressos: gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30



– CRP PELO INTERIOR –