Conferência Livre das Juventudes foi realizada no CRP-MG

Evento integra o processo de realização da VI Conferência Municipal da Juventude de Belo Horizonte

Na última sexta-feira (14), o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou a conferência livre “A Psicologia na construção das políticas para juventudes”, que abriu o diálogo sobre os principais temas e contextos das juventudes de Belo Horizonte e as possibilidades de contribuição da Psicologia. Clique aqui para ver as fotos. 

O evento contou com a participação direta de jovens, da conselheira e integrante da coordenação da Comissão de Psicologia e Juventudes, Cláudia Natividade; do psicólogo e também integrante da coordenação da Comissão de Psicologia e Juventudes, Giovanni Silva; da psicóloga e integrante da Comissão, Karina Pereira; além de diversas(os) outras(os) psicólogas(os).

O espaço permitiu que os jovens pudessem trazer os problemas que atravessam suas vidas. Para Cláudia Natividade, a conferência contribuiu diretamente para elaboração de propostas com uma dimensão mais participativa e inclusiva. Ela citou ainda como exemplo o olhar atento dos jovens para um maior acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Segundo Giovanni Silva, o espaço de deliberação e de proposições dos próprios jovens foi importante para conversar e potencializar as possibilidades para as conferências posteriores. E Karina Pereira considerou inovador conceder o lugar de fala a esses jovens, já que isso é parte do compromisso social da Psicologia. “Dialogar com a realidade e partir da realidade para fazer um trabalho realmente comprometido com a transformação”, completou.

Além do diálogo entre os jovens e os psicólogos, o jovem e artista, Lucas Nascimento, apresentou grafites que ilustram os percalços pelos quais passam os jovens nas comunidades carentes de atenção. E em sua avaliação da conferência, disse que foi enriquecedor participar do evento, porque pôde confirmar a força que o jovem tem. “Com isso conseguimos fazer crescer as políticas das juventudes e de empoderamento dos nossos periféricos e negros”, finalizou.



– CRP PELO INTERIOR –