11 set Confira a lista de trabalhos aprovados para a II Mostra de Práticas em Psicologia e Educação
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais divulga os trabalhos aprovados para a II Mostra de Práticas em Psicologia e Educação, que será realizada dia 20/9, em São João del-Rei. Ao todo, foram aprovados 80 trabalhos, divididos nas modalidades “Diálogo” e “Pôster”.
ATENÇÃO AUTORAS(ES): também é necessário realizar inscrição na Mostra como participantes. A inscrição deve ser feita pelo Formulário Eletrônico disponível aqui.
Quanto à apresentação dos trabalhos no evento, mais instruções serão encaminhadas por e-mail.
Confira o resultado por modalidade:
DIÁLOGO
A clínica psicopedagógica como possibilidade de intervenção no processo de aprendizagem de adultos: um relato de experiência
A Educação Sistêmica e a dificuldade de aprendizagem
A Experiência de Dinâmicas de Grupos em um Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina
Algumas reflexões sobre o lugar da Psicologia Educacional
Aprendendo com o sujeito – relato de uma atuação interdisciplinar
Atuação do psicólogo escolar na perspectiva da educação inclusiva.
Atuação do psicólogo escolar nas universidades mediada pelas tecnologias da informação
Autoestima de adolescentes no espaço escolar
Autolesionismo e Adolescência: que dor é essa?
COM ins PIRAÇÃO: uma experiência prática de extensão universitária em educação para as artes e para o sensível
Cor, raça e implementação da Lei 10.639/03 por professoras de uma escola pública
CRR/UFSJ: A Experiência de um Estágio em Docência
Demandas das instituições educacionais: levantamento a partir de uma prática de observação
Desenvolvendo o Hábito de Estudo
Desvendando a relação com o saber de adolescentes por meio de uma roda de conversa
Dificuldade de aprendizagem e formação continuada: aspectos importantes na prática dos professores
Educação para a cidade: experiência na jornada complementar
Encontro de Pais e Responsáveis – Olhares, saberes e vivências
Estágio em Psicologia Escolar: Diálogo e Autonomia
Estágio supervisionado básico – Intervenções Psicossociais
Experiência de estágio em orientação à queixa escolar
Grupo de apoio aos pais, fortalecendo os vínculos entre família e escola
Grupo terapêutico com crianças na escola
Inteligência Socioemocional na Escola Regular
Interfaces entre psicologia e educação: um estudo sobre o trabalho dos profissionais docentes de uma escola regular e a inclusão de alunos com deficiência
Liga Acadêmica de Psicologia Educacional: trajetória e vivência extensionista no âmbito universitário
Mediação e Conciliação no Ambiente Escolar
Mediações no processo de aprendizagem para alunos (as) do ensino fundamental ii
Música na APAE: psicologia e educação musical inclusiva.
O início da vida sexual na adolescência
O que faz o Psicólogo Escolar na Região Metropolitana de Belo Horizonte? Dados preliminares
Oficinas terapêuticas com adolescentes
Orientação profissional: Relato de um estágio supervisionado
O nexo causal entre não aprendizagem e violência sociofamiliar – pesquisa realizada no CREAS Carmo do Cajuru/MG
Os nós e os laços do afeto no processo ensino-aprendizagem
Plantão psicológico nas escolas: novas possibilidades de atuação do psicólogo no ambiente escolar
Porta: uma experiência de educação para o trabalho e para a vida – diálogo
Preconceito contra universitários não-heterossexuais: análise de processos de hierarquização e inferiorização social.
Projeto de vida de mães de pessoas com deficiência intelectual
Protagonismo juvenil e possibilidades de ação no espaço escolar
Psicologia da arte como meio de autoconhecimento e elaboração de estresse laboral: um relato de experiência de extensão
Psicologia e Educação: atuação de psicólogos na mesorregião do Campo das Vertentes
Psicologia em interface com a educação: Relato de experiência em estágio
Psicologia escolar em uma escola pública mineira: possibilidades e dilemas
Quer bordar? Um projeto socioeducativo para toda a família
Quero Brincar: um passeio entre o imaginário e real no cotidiano da Educação Infantil
Relato de Intervenção em Psicologia Escolar Institucional
Relato de uma Capacitação Teórica e Prática em Deficiência Intelectual e Múltiplas para Auxiliares de Serviços Básicos (ASB)
Superdotados e aprendizagem: desafios da inclusão
Supervisão de estágio em Psicologia Escolar: aspectos positivos e negativos de ensinar a ser psicólogo(a)
Teapoio Grupo de Apoio aos Pais de Crianças autistas
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Medicalização: percepções escolares e familiares
Um relato de um processo de Orientação Profissional com alunos do 3 ano de um Colégio particular
Uma experiência de estágio básico em Orientação às Queixas Escolares: um caso de prática não medicalizante
PÔSTER
A aplicabilidade da Psicanálise no contexto educacional: uma experiência através de rodas de Conversações
A escola e o processo de subjetivação: uma intervenção a luz da educação para as relações étnico-raciais.
A Orientação Profissional no Curso Técnico Integrado: Um processo de (re)conhecimento pessoal
A Psicologia na perspectiva da Educação Inclusiva.
Adolescer na escola e a construção de habilidades socioemocionais
Africanidades e identidades: um diálogo entre universidade e comunidade através da extensão universitária nas escolas de São João del-Rei
Atividades lúdicas como instrumento de conscientização das crianças: trabalho infantil não, um relato de experiência.
Atuação do psicólogo e assistente social na sala de recurso multifuncional (srm).
Desafios do psicológo escolar acerca de situações de vulnerabilidade social. Um reflexo acerca do estágio supervisionado na Escola Estadual João Xavier da Costa – Manhuaçu, MG
Entrelaçamento de ações entre escola integral-CRAS-Escola municipal: Fortalecimento do vínculo familiar e profissional
Indisciplina na escola: Desafios contemporâneos
Intervenção psicossocial em uma escola pública a fim de promover condições para a formação de um coletivo feminista
Introdução e demarcação da psicologia na escola através de projetos pedagógicos
NAPEM – UFSJ: a experiência de um núcleo de apoio aos estudantes
O desafio de aprender matemática de forma lúdica
O grupo de convivência como apoio ao adolescente
Porta: uma experiência de educação para o trabalho e para a vida
Prevenção da violência na escola: Intervenção com alunos, professores e pais
Projeto “Somos tão jovens”: promoção da saúde emocional e prevenção de processos psicológicos adoecedores em alunos do terceiro ciclo do ensino fundamental.
Psicologia e Literatura:um diálogo possível na construção de competências socioemocionais
Teatro e psicologia na escola
Trabalhadores da Construção Civil em uma proposta de Pedagogia Alternativa: um estudo de escolarização pela via não escolar
Trabalhando habilidades sociais na educação infantil.
Um trabalho possível no contexto escolar: considerações a partir de uma perspectiva prática
Uma interlocução possível entre a Psicologia Educacional e a Mediação de Conflitos
Violência nas escolas: do risco à proteção