Confira a lista de trabalhos aprovados para a II Mostra de Práticas em Psicologia e Educação

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais divulga os trabalhos aprovados para a II Mostra de Práticas em Psicologia e Educação, que será realizada dia 20/9, em São João del-Rei. Ao todo, foram aprovados 80 trabalhos, divididos nas modalidades “Diálogo” e “Pôster”.

ATENÇÃO AUTORAS(ES): também é necessário realizar inscrição na Mostra como participantes. A inscrição deve ser feita pelo Formulário Eletrônico disponível aqui.

Quanto à apresentação dos trabalhos no evento, mais instruções serão encaminhadas por e-mail.

Confira o resultado por modalidade:

DIÁLOGO

A clínica psicopedagógica como possibilidade de intervenção no processo de aprendizagem de adultos: um relato de experiência

A Educação Sistêmica e a dificuldade de aprendizagem

A Experiência de Dinâmicas de Grupos em um Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina

Algumas reflexões sobre o lugar da Psicologia Educacional

Aprendendo com o sujeito – relato de uma atuação interdisciplinar

Atuação do psicólogo escolar na perspectiva da educação inclusiva.

Atuação do psicólogo escolar nas universidades mediada pelas tecnologias da informação

Autoestima de adolescentes no espaço escolar

Autolesionismo e Adolescência: que dor é essa?

COM ins PIRAÇÃO: uma experiência prática de extensão universitária em educação para as artes e para o sensível

Cor, raça e implementação da Lei 10.639/03 por professoras de uma escola pública

CRR/UFSJ: A Experiência de um Estágio em Docência

Demandas das instituições educacionais: levantamento a partir de uma prática de observação

Desenvolvendo o Hábito de Estudo

Desvendando a relação com o saber de adolescentes por meio de uma roda de conversa

Dificuldade de aprendizagem e formação continuada: aspectos importantes na prática dos professores

Educação para a cidade: experiência na jornada complementar

Encontro de Pais e Responsáveis – Olhares, saberes e vivências

Estágio em Psicologia Escolar: Diálogo e Autonomia

Estágio supervisionado básico – Intervenções Psicossociais

Experiência de estágio em orientação à queixa escolar

Grupo de apoio aos pais, fortalecendo os vínculos entre família e escola

Grupo terapêutico com crianças na escola

Inteligência Socioemocional na Escola Regular

Interfaces entre psicologia e educação: um estudo sobre o trabalho dos profissionais docentes de uma escola regular e a inclusão de alunos com deficiência

Liga Acadêmica de Psicologia Educacional: trajetória e vivência extensionista no âmbito universitário

Mediação e Conciliação no Ambiente Escolar

Mediações no processo de aprendizagem para alunos (as) do ensino fundamental ii

Música na APAE: psicologia e educação musical inclusiva.

O início da vida sexual na adolescência

O que faz o Psicólogo Escolar na Região Metropolitana de Belo Horizonte? Dados preliminares

Oficinas terapêuticas com adolescentes

Orientação profissional: Relato de um estágio supervisionado

O nexo causal entre não aprendizagem e violência sociofamiliar – pesquisa realizada no CREAS Carmo do Cajuru/MG

Os nós e os laços do afeto no processo ensino-aprendizagem

Plantão psicológico nas escolas: novas possibilidades de atuação do psicólogo no ambiente escolar

Porta: uma experiência de educação para o trabalho e para a vida – diálogo

Preconceito contra universitários não-heterossexuais: análise de processos de hierarquização e inferiorização social.

Projeto de vida de mães de pessoas com deficiência intelectual

Protagonismo juvenil e possibilidades de ação no espaço escolar

Psicologia da arte como meio de autoconhecimento e elaboração de estresse laboral: um relato de experiência de extensão

Psicologia e Educação: atuação de psicólogos na mesorregião do Campo das Vertentes

Psicologia em interface com a educação: Relato de experiência em estágio

Psicologia escolar em uma escola pública mineira: possibilidades e dilemas

Quer bordar? Um projeto socioeducativo para toda a família

Quero Brincar: um passeio entre o imaginário e real no cotidiano da Educação Infantil

Relato de Intervenção em Psicologia Escolar Institucional

Relato de uma Capacitação Teórica e Prática em Deficiência Intelectual e Múltiplas para Auxiliares de Serviços Básicos (ASB)

Superdotados e aprendizagem: desafios da inclusão

Supervisão de estágio em Psicologia Escolar: aspectos positivos e negativos de ensinar a ser psicólogo(a)

Teapoio Grupo de Apoio aos Pais de Crianças autistas

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Medicalização: percepções escolares e familiares

Um relato de um processo de Orientação Profissional com alunos do 3 ano de um Colégio particular

Uma experiência de estágio básico em Orientação às Queixas Escolares: um caso de prática não medicalizante

PÔSTER

A aplicabilidade da Psicanálise no contexto educacional: uma experiência através de rodas de Conversações

A escola e o processo de subjetivação: uma intervenção a luz da educação para as relações étnico-raciais.

A Orientação Profissional no Curso Técnico Integrado: Um processo de (re)conhecimento pessoal

A Psicologia na perspectiva da Educação Inclusiva.

Adolescer na escola e a construção de habilidades socioemocionais

Africanidades e identidades: um diálogo entre universidade e comunidade através da extensão universitária nas escolas de São João del-Rei

Atividades lúdicas como instrumento de conscientização das crianças: trabalho infantil não, um relato de experiência.

Atuação do psicólogo e assistente social na sala de recurso multifuncional (srm).

Desafios do psicológo escolar acerca de situações de vulnerabilidade social. Um reflexo acerca do estágio supervisionado na Escola Estadual João Xavier da Costa – Manhuaçu, MG

Entrelaçamento de ações entre escola integral-CRAS-Escola municipal: Fortalecimento do vínculo familiar e profissional

Indisciplina na escola: Desafios contemporâneos

Intervenção psicossocial em uma escola pública a fim de promover condições para a formação de um coletivo feminista

Introdução e demarcação da psicologia na escola através de projetos pedagógicos

NAPEM – UFSJ: a experiência de um núcleo de apoio aos estudantes

O desafio de aprender matemática de forma lúdica

O grupo de convivência como apoio ao adolescente

Porta: uma experiência de educação para o trabalho e para a vida

Prevenção da violência na escola: Intervenção com alunos, professores e pais

Projeto “Somos tão jovens”: promoção da saúde emocional e prevenção de processos psicológicos adoecedores em alunos do terceiro ciclo do ensino fundamental.

Psicologia e Literatura:um diálogo possível na construção de competências socioemocionais

Teatro e psicologia na escola

Trabalhadores da Construção Civil em uma proposta de Pedagogia Alternativa: um estudo de escolarização pela via não escolar

Trabalhando habilidades sociais na educação infantil.

Um trabalho possível no contexto escolar: considerações a partir de uma perspectiva prática

Uma interlocução possível entre a Psicologia Educacional e a Mediação de Conflitos

Violência nas escolas: do risco à proteção

 



– CRP PELO INTERIOR –