22 out Conheça a biblioteca do CRP-MG: um espaço para pesquisa, estudo e valorização da categoria
Ambiente conta com publicações disponíveis para empréstimo e espaço de estudo com Wi-Fi gratuito
Você sabia que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) disponibiliza gratuitamente um vasto material orientativo e de pesquisa? A Biblioteca Halley Bessa, localizada na sede da autarquia, em Belo Horizonte, oferece espaço para estudo e uma coleção essencial para a atuação ética e técnica da Psicologia em Minas Gerais.
O espaço integra o Centro de Documentação e Informação (CDI) do Conselho e conta com mais de duas mil publicações sobre as diversas áreas da Psicologia, como Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Psicologia Hospitalar, Psicologia do Trânsito, Psicologia Forense e Psicologia Clínica, entre outros. Conteúdos produzidos pelo CRP-MG, como referências técnicas e documentos orientativos, também podem ser acessados no Acervo Digital da instituição.
Empréstimos
As obras estão disponíveis para empréstimo a profissionais e estudantes de Psicologia. Para isso, é necessário realizar o cadastro na biblioteca. Confira os documentos necessários.
Para profissionais:
- Carteira de identidade profissional (CIP)
- Comprovante de endereço
Para estudantes:
- Documento de identidade
- Comprovante de endereço
- Comprovante de matrícula (deve ser atualizado a cada semestre)
Após o cadastramento, o(a) profissional psi deve apresentar a CIP para pegar o livro. Estudantes devem apresentar o documento de identidade e o comprovante de matrícula atualizado.
Ainda tem dúvida? Confira algumas perguntas e respostas.
Quais materiais a biblioteca possui?
O acervo físico conta com 2.757 livros e 151 folhetos disponíveis para empréstimo. Há também 122 DVDs, que devem ser assistidos no CDI. Já o acervo digital conta com fotografias, vídeos e a versão digitalizada de diversas publicações produzidas pelo CRP-MG ao longo de sua história.
Quantos livros posso pegar emprestado?
Cada pessoa pode pegar até 4 livros por vez, por um período de 7 dias. A renovação pode ser feita on-line, até 5 vezes.
Moro no interior, como faço?
Profissionais e estudantes de Psicologia que residem no interior também podem solicitar empréstimos. Nesse caso, o livro é enviado à subsede mais próxima de sua residência, para que seja feita a retirada.
Como funciona o espaço físico para estudos?
O CDI é aberto ao público em geral e oferece Wi-Fi gratuito e computadores para trabalhos e pesquisas. Além disso, há um espaço para descanso e leitura, com puffs. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h.
A biblioteca também oferece auxílio a estudantes e psicólogas(os) em pesquisas acadêmicas ou de cunho profissional. As consultas são realizadas em bases de dados abertas e confiáveis na área da saúde e em documentos e publicações lançados pelo Sistema Conselhos de Psicologia. Para solicitar a pesquisa, basta comparecer à biblioteca ou enviar um e-mail para cdi@crp04.org.br explicando a demanda.
Novidade
Na última semana, o CRP-MG recebeu uma doação de 14 obras da editora ArtMed, que serão disponibilizadas para empréstimo a partir da segunda quinzena de novembro. Confira os títulos:
- Cartas a um jovem psicólogo
- Construindo uma vida que vale a pena ser vivida
- Diagnóstico descomplicado – 3ª edição
- Diagnóstico socrático para a descoberta em psicoterapia
- Estratégias psico-comportamentais de intervenção em situação de crise 4ª edição
- Experimentando a terapia cognitivo-comportamental de dentro para fora
- Experimentando a terapia de aceitação e compromisso de dentro para fora
- Experimentando a terapia focada na compaixão de dentro para fora
- Protocolo unificado para tratamento transdiagnóstico de transtornos emocionais
- Protocolo unificado para tratamento transdiagnóstico de transtornos emocionais 2ª edição
- Questionamento socrático para terapeutas
- Terapia cognitiva da depressão – 2ª edição
- Terapia cognitivo-comportamental breve para prevenção do suicídio
- Uma abordagem psicológica para o diagnóstico com base na CID-11

Para mais informações, acesse o site do CRP-MG. Acesse também o acervo digital e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e de novas aquisições.
Em caso de dúvida, entre em contato com o Centro de Documentação e Informação pelo e-mail cdi@crp04.org.br.
Visite a Biblioteca/CDI do CRP-MG
Endereço: Rua dos Timbiras, 1532, 6° andar, Belo Horizonte/MG
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h
Telefone: (31) 2138-6786
E-mail: cdi@crp04.org.br







