Conquista da categoria em Minas Gerais

Com muita honra o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais inaugurou sua Subsede Centro-Oeste, no município de Divinópolis, na última sexta-feira, dia 13 de setembro de 2013. A solenidade contou com a presença de psicólogas e psicólogos da região, conselheiros do CRP-MG, representantes do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, da Câmara de Vereadores e do conselho municipal de saúde de Divinópolis, entre outros participantes.

A mesa de abertura do evento foi composta pela presidente do CRP-MG, Marta Elizabete de Souza, pela conselheira do Conselho Federal de Psicologia, Márcia Mansur, e pelo conselheiro do CRP-MG referência da região Centro-Oeste, André Amorim.

“Há um grande trabalho a ser feito em nossa região, justamente, por sua diversidade territorial, de abrangência e de atuação dos psicólogos”, explicou André Amorim. De acordo com ele, mais de 1.800 profissionais estão ativos no Centro-Oeste do estado, atuando, principalmente, na área organizacional e no serviço público de saúde. O conselheiro do CRP-MG acredita que a abertura de uma subsede na região vai ampliar, cada vez mais, o espaço democrático do Conselho e de atuação profissional. “Espero que tanto nós, profissionais da Psicologia, quanto os movimentos sociais que estão em nossa região, utilizem esse espaço para promover o que a Psicologia se propõe a fazer: o desenvolvimento da sociedade e das pessoas”, afirmou Amorim.

Importante conquista para a categoria, a inauguração da Subsede Centro-Oeste é uma antiga reivindicação dos psicólogos e psicólogas de Divinópolis e municípios próximos, que para se tornar realidade enfrentou inúmeros obstáculos na locação de um espaço físico que atendesse às necessidades do CRP-MG. A conselheira do CFP, Márcia Mansur, chamou atenção para a necessidade de aproximação do Conselho com os cursos de Psicologia da região. “Sabemos o quanto é importante, hoje, aproximar os estudantes dos espaços de articulações profissionais, porque eles são os futuros profissionais que teremos”, explicou.

Márcia Mansur ainda ressaltou a importância do posicionamento político do Sistema Conselhos de Psicologia em favor dos direitos humanos, frente à onda de conservadorismo que assola o país. “Precisamos incentivar a participação e a politização da categoria, principalmente, nas temáticas que dizem respeito aos direitos humanos”, enfatiza. Segundo ela, estar próximo dos profissionais da Psicologia, torna mais possível levar formação política para os mesmos e, consequentemente, para sua região.

Diante do avanço do conservadorismo nas esferas políticas brasileiras, a presidente do CRP-MG, Marta Elizabete de Souza, afirma que compete aos psicólogos, enquanto profissionais da subjetividade, uma postura ética em relação à busca e à luta pelos direitos das pessoas mais fragilizadas. Durante sua fala, Marta Elizabete fez uma breve retrospectiva da gestão do XIII Plenário, que se encerra no próximo dia 20 de setembro, e desejou que os trabalhos na subsede sejam desenvolvidos em parceria. “A Subsede Centro-Oeste está aqui para acolher todos os psicólogos da região, os movimentos sociais e os outros colegas da área da saúde, pois acreditamos no trabalho em equipe”.

Após a mesa de abertura, os presentes descerraram a placa de inauguração, oficializando a criação da Subsede Centro-Oeste, que está localizada à Rua Fortaleza, nº 34 / 2º andar, Bairro Bom Pastor, em Divinópolis.

Veja AQUI outras fotos da solenidade de inauguração da Subsede Centro-Oeste.



– CRP PELO INTERIOR –