Consciência negra, racismo e negritude foram assuntos do programa de rádio do CRP-MG

O Psicologia em Foco no rádio desta quarta-feira, 15/11, discutiu o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é celebrada no Brasil no dia 20 de novembro. A entrevistada foi a psicóloga Luciana Costa, mestra em Psicologia Social e integrante da Comissão de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

No ano de 2003, a lei 10.639, incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e Cultura Afro-Brasileiras.

A psicóloga Luciana Costa falou da relevância de se entender o que é a Consciência Negra e a sua construção. “Nós podemos pensá-la como um reconhecimento coletivo de que existe racismo no Brasil e enquanto brasileiros e brasileiras não podemos negá-lo, mesmo com um movimento grande que nega a existência do racismo. Para o racismo ser combatido é importante reconhecê-lo”, afirmou Luciana.

Ouça a entrevista completa.

O Psicologia em Foco é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência, o programa vai ao ar todas quartas-feiras às 12h30, na frequência AM 880.

 



– CRP PELO INTERIOR –