19 ago Conselheiras representam a autarquia em dois grandes eventos
Saúde e Educação estiveram em pauta nas lives
No mês em que se comemora o Dia da(o) Psicóloga(o), o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vem sendo convidado a participar de diversos eventos que marcam a data. Nesta semana, conselheiras do XVI Plenário fizeram exposições em dois debates.
Na terça-feira, 17, a conselheira presidenta, Lourdes Machado, e a conselheira coordenadora da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica, Elza Lobosque representaram o CRP-MG no XIV Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e XVIII Enjupsi, que tiveram como tema “O Percurso da Psicologia Contemporânea: das Transformações Históricas e Subjetivas à Valorização Humana”. Elas compuseram a mesa de abertura ao lado da conselheira presidenta do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega.
Lourdes Machado e Elza Lobosque enfatizaram em suas falas a importância da atuação das(os) psicólogas(os) no enfrentamento ao retrocessos na saúde pública, do papel do Conselho na defesa dos direitos da população. Lembraram ainda a contribuição da profissão para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e ressaltaram a existência do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) como ferramenta de promoção da qualificação do fazer profissional da categoria.
Paulo Freire em diálogo com a Psicologia – O ano de 2021 marca o centenário do filósofo, educador e patrono da educação brasileira Paulo Freire. Para lembrar a data, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) organizou na quarta-feira, 18, a live: “100 anos de Paulo Freire: Diálogos com a Psicologia”. A conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e Formação Profissional do CRP-MG, Evely Capdeville, foi convidada para falar durante o evento e refletiu sobre as contribuições de Paulo Freire para a saúde e a educação.
“O Freire olha para a criança e o adulto e vê um ser em construção, em formação. Inspirada nele, penso que a gente deve sempre ver essa potencialidade em todos os processos educativos. Um ser que está em construção, um ser que está inacabado e que para o qual nós podemos contribuir”, afirma Evely. A live na íntegra está disponível no canal do CFP no YouTube, acesse aqui.