29 jul Conselho lança pesquisa sobre Cannabis Terapêutica durante live
Objetivo do levantamento é investigar a compreensão das(os) psicólogas(os) de Minas Gerais sobre o uso terapêutico da planta Cannabis Sativa L.
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) lançou na terça-feira, 27/7, a pesquisa “O conhecimento da(o) psicóloga(o) mineira(o) sobre o uso da Cannabis Terapêutica”. A iniciativa é realizada pelo CRP-MG, por meio da Comissão de Orientação em Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica.
A proposta da pesquisa é investigar a compreensão das(os) psicólogas(os) de Minas Gerais sobre o uso terapêutico da planta Cannabis Sativa L, procurando discernir as impressões destas(es) sobre o tema e a forma como têm orientado suas(seus) pacientes em uso de Cannabis.
O CRP-MG convida psicólogas(os) que atuam no estado de Minas Gerais a contribuírem com a pesquisa. A participação é voluntária e o preenchimento do formulário leva cerca de quatro minutos. Acesse o formulário.
Todas as informações sobre a pesquisa estão disponíveis em: crpmg.org.br/pesquisacannabisterapeutica
Diálogo – O lançamento da pesquisa aconteceu durante a edição de julho do projeto “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”. Com o título “Cannabis terapêutica: uma uma realidade que a Psicologia precisa saber”, a live reuniu especialistas dos campos da Psicologia, Medicina e Direito.
A conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do CRP-MG, Cristiane Nogueira, mediou a live e destacou: “o CRP-MG vem, de forma inovadora, discutir temáticas que precisam ser trazidas para o campo da ciência e da nossa profissão. Faremos esse trabalho com seriedade e compromisso, considerando que o uso terapêutico da Cannabis é uma realidade que a Psicologia precisa saber e sobre a qual devemos nos ocupar”.
O conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica, Anderson Matos, relata que a autarquia iniciou os diálogos sobre Psicologia e uso da Cannabis terapêutica por meio de um Grupo de Trabalho instalado, em agosto de 2020, pelo XVI Plenário.
“O Sistema Conselhos de Psicologia é antimanicomial, antiproibicionista, antirracista, pró-LGBTQIA+, defende as minorias e os direitos humanos, mas ainda não se posicionou sobre Cannabis”, explica Anderson Matos. Dessa forma, o GT inaugurou a sistematização da reflexão sobre o tema no âmbito do CRP-MG. Como fruto dessa atuação, foi formulada a pesquisa e o Plenário transformou o GT em Comissão Temática de Orientação. A mudança de status permite a realização de iniciativas diversas, a exemplo do levantamento e a posterior publicação dos resultados. Dessa forma, a live marcou o lançamento da Comissão e da pesquisa. “É muito importante para nós termos ciência sobre o que a categoria pensa a respeito deste assunto”, reforça o conselheiro.
A live também contou com as contribuições da médica pesquisadora e prescritora de cannabis medicinal, Daniela Arruda Bastos. Ela destaca que a humanidade utiliza a Cannabis para diversos fins há milênios e é fundamental que profissionais de saúde se apropriem do assunto a partir das mais recentes evidências científicas, para abordá-lo de forma adequada.
O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Henrique Abi-Ackel Torres, falou sobre a concessão de salvos condutos pelo judiciário para uso medicinal e religioso da Cannabis. Ele destacou que a principal questão no Brasil está relacionada à falta de regulamentação, uma vez que já há legalização.
“Precisamos derrubar um mito, que é o seguinte: as drogas para uso medicinal e religioso, no Brasil, estão legalizadas. Elas não estão regulamentadas e esse é o nosso grande problema, porque isso faz com que o preto, pobre e favelado vá parar na cadeia, enquanto o rico, que tem condição, nem digo do ponto de vista jurídico, mas que pode adquirir na farmácia, por exemplo, esteja protegido. Esse é o nosso maior problema”, salientou.
A live contou ainda com o depoimento do presidente da AMA+ME – Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal, Leandro Ramires.
Assista a live na íntegra: