14 mar Conselho participa de atividades comemorativas da PUC Minas e do Instituto Gregorio Baremblitt
Convites reforçam reconhecimento e parceria da autarquia com a produção de conhecimento e com a prática profissional alinhada com a democracia
O Centro de Estudos Ítalo-Brasileiro Franca e Franco Basaglia (CIAO), o Instituto Gregorio Baremblitt (IGB) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) celebraram, no último dia 11, marcos históricos para a Psicologia, contando com a participação do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG): o III Simpósio de Pós-graduação e Faculdade de Psicologia da PUC Minas e a live Centenário Franco Basaglia: Basaglia e o movimento anti-institucional.
“O convite para compor as atividades reforça parcerias e diz do reconhecimento e do apoio da autarquia às práticas dessas instituições, como entidades importantes para a produção de conhecimento, na formação e nos espaços de diálogos para a categoria nas reflexões de seu fazer”, explica Suellen Fraga, conselheira presidenta do CRP-MG.
Durante o III Simpósio, que teve o objetivo de divulgar a pesquisa acadêmica e fomentar as reflexões produzidas, fazendo diálogos sobre as experiências em Psicologia e suas articulações com a sociedade, Suellen Fraga lembrou que, ainda quando era Universidade Católica de Minas Gerais, foi lá a criação do primeiro curso de Psicologia do estado, o terceiro do Brasil.
“Sessenta e cinco anos de história nos trazem até este momento, quando vamos rever nossas experiências e nossas contribuições para a sociedade, por meio da nossa prática e da nossa ciência. E preciso dizer que compõe essa trajetória a existência e o trabalho do CRP-MG, que neste ano completa 50 anos de existência, de orientação da profissional, para garantir à população do estado uma Psicologia comprometida com suas demandas, com seus dilemas, com seus direitos”, assinalou, reforçando que deve estar na ordem do dia das instituições de ensino a acessibilidade e o posicionamento decolonial.
Assista:
Luta antimanicomial
“A Psicologia, que há pouco completou 60 anos de regulamentação de profissão, compreendeu, ao logo do tempo, que a liberdade em todos os sentidos é um dos bens mais valiosos do ser humano. E Basaglia foi determinante para isso. Foi inspiração para colocarmos como ponto inegociável o respeito à vida, alicerçado na Democracia, na reivindicação de que cada pessoa é protagonista de sua existência”, afirmou a conselheira presidenta do CRP-MG, durante a live em homenagem aos 100 anos de Franco Basaglia. Segundo ela, a história da autarquia está intimamente ligada à luta antimanicomial, atuando diariamente ao lado da população brasileira, reivindicando direitos, questionando estigmas e propondo à categoria de psicólogas(os) refletir sobre o que é de fato ser profissional de saúde com compromisso de manter posição crítica em relação ao constante processo de transformação da sociedade e, por consequência, ao que deve ser construído nas práticas profissionais.
Assista: