Conselho prepara conjunto de atividades sobre os direitos da mulher para o mês de março

Conselho prepara conjunto de atividades sobre os direitos da mulher para o mês de março

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, irá reverberar em uma série de atividades que serão apoiadas e realizadas pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

No dia 8 de março, em que se celebram lutas das mulheres no mundo todo, o CRP-MG apoia e incentiva a categoria a participar do Ato Unificado em Belo Horizonte “É pela vida das mulheres! Contra as reformas trabalhista e previdenciária!”. A mobilização será realizada na Praça da Liberdade, de 16 às 22 horas.

Em pauta, diversas reivindicações: o fim da violência contra a mulher, que atinge principalmente mulheres negras e pobres, a construção de casas de acolhimento para vítimas de violência e a criação de vagas em creches e escolas. O protesto também questiona as consequências das reformas trabalhista e previdenciária para as mulheres, que já sofrem com salários mais baixos, desemprego e enfrentam dupla ou até tripla jornada de trabalho.

O CRP-MG, por meio da Comissão Mulheres e Questões de Gênero, manifesta apoio a este Ato por reconhecer as estruturas de poder e opressão que formam e organizam nossa sociedade, tais como classe, raça, gênero e orientação sexual. Da mesma forma, reforça a importância das mobilizações amplas e sociais de resistência, como será o Ato.

Psicologia em Foco especial
Ao longo do mês, o ciclo de eventos Psicologia em Foco também terá uma programação especial e abordará os seguintes temas:
15/3 – “Saúde mental das mulheres em tempos de misoginia global”;
22/3 – “Neoliberalismo, feminismos e subjetividades”;
29/3 – “Reformas na Previdência e impactos para as mulheres”.

Os assuntos foram definidos pela Comissão Mulheres e Questões de Gênero do Conselho, que buscou incorporar análises da conjuntura do momento político, econômico, social, nacional e global e as implicações desse contexto para as mulheres, especialmente em relação aos aspectos psicológicos.

A expectativa da Comissão é que as discussões contribuam para se pensar as condições das mulheres a partir de leituras estruturais, sociais e individuais. Além disso, é importante lembrar que 89% da categoria é formada por psicólogas.

A Comissão também compreende que essas discussões servem para potencializar o atendimento psicológico das mulheres que são realizados na clínica, nas organizações de trabalho, na educação e nas políticas públicas.

Como participar – As inscrições para participar do Psicologia em Foco já estão abertas e são gratuitas. Interessadas(os) devem sinalizar qual mesa desejam assistir, enviar nome completo, profissão e e-mail para: estagio.rp@crp04.org.br

O Psicologia em Foco é realizado toda quarta-feira, às 19 horas, na sede do CRP-MG (Rua Timbiras, 1.532, Lourdes, Belo Horizonte/MG).
 



– CRP PELO INTERIOR –