Conselho realizou seminário sobre Psicologia e Migração em parceria com PUC Minas

Atividade fomentou o diálogo intercultural

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio do Grupo de Trabalho Migração, Refugiados, Tráfico de Pessoas e Subjetividades, realizou o 1º Seminário de Psicologia e Migração “Saberes e Fazeres”, nos últimos 15, 16 e 17 de setembro, em parceria com Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). “O evento fomentou o diálogo intercultural e contribui com a formação de profissionais que desejam atuar com a temática”, explica Henrique Galhano Balieiro, coordenador do GT.

Entre os temas abordados na aula aberta, cinco mesas e duas conferências figuraram “Saúde mental, interculturalidade e imigração”, “Contextualização da Migração e Direitos Sociais”, “Acolhimento intercultural e a racialização da migração”, “Crianças e adolescentes – Os desafios da prática” e “Migração e Gênero”, entre outras. A programação também contemplou oficinas de empreendedorismo digital voltada exclusivamente para a população migrante e refugiada.

Na avaliação de  Henrique Galhano, a Psicologia é convocada a todo instante a discutir os processos de subjetivação da pessoa migrante no novo contexto, no entanto, encontra poucos materiais orientadores para atuar. “É importante dar visibilidade para a temática já que vivemos um fluxo migratório muito intenso causado por crises sociopolíticas, socioeconômicas e crimes ambientais. O desafio é justamente ter referencial teórico que dê conta disso. O caminho é então realizar esses eventos e desenvolver materiais. E nosso GT está cuidando disso”, conclui. 

Clique aqui e assista o evento 

Confira mais sobre o evento clicando aqui



– CRP PELO INTERIOR –