12 maio Conselhos de Psicologia vão ao Congresso Nacional articular regulamentação de lei sobre Psicoterapia
CRP-MG participará das incidências políticas para que a atividade se torne privativa das(os) psicólogas(os)
Um novo passo será dado pela regulamentação da Psicoterapia como prática da Psicologia. Na próxima quinta-feira, 22, representantes do Sistema Conselhos de Psicologia estarão no Congresso Nacional para sensibilizar deputadas(os) e senadoras(es) a votar favoravelmente as proposições que já estão na competência da senadora Mara Gabrilli (PSD/SP). A parlamentar, que também é psicóloga, foi nomeada como relatora das Sugestões Legislativas 40/2019 e 1/2024, que poderão ser transformadas em único Projeto de Lei.
“A proposta de aglutinação dos textos foi desenhada durante o Congresso de Psicologia Cínica, realizado em São Paulo, em fevereiro. O próximo passo do Sistema Conselhos foi articular pelo nome da senadora Mara Gabrilli por ser uma psicóloga e portanto, com as condições necessárias para fazer avançar um Projeto de Lei que reconheça as atribuições técnicas de nós psicólogas no exercício da psicoterapia”, explica Suellen Fraga, conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), que estará presente na mobilização do dia 22, no Congresso.
Segundo a presidenta do CRP-MG, a senadora já recebeu subsídios técnicos para avançar como uma proposta efetivamente viável de aprovação pelo Congresso. Todo este diálogo, lembra Suellen Fraga, está entre as deliberações feitas pela categoria durante o último Congresso Nacional da Psicologia (CNP). “Enquanto isso, aqui em Minas Gerais, estamos fazendo articulações para que seja regulamentada uma lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, pontua a psicóloga.