CRP-MG amplia atuação por meio das Comissões de Orientação Temática

Grupos abordam cerca de 20 temas relacionados às áreas de atuação da Psicologia. Participação é gratuita e aberta a interessadas(os)

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) possui mais de 50 Comissões de Orientação Temática  em sua sede e subsedes. Mas, afinal, o que são essas Comissões?

Ciente da importância da presença dos profissionais de Psicologia na construção dos debates e pautas relevantes para o Conselho, o CRP-MG propõe um espaço de diálogo, formação, discussão, reflexão e construção nos mais diversos campos relacionados à Psicologia, promovendo maior aproximação do Conselho com a categoria.

As Comissões estão presentes na sede e nas seis subsedes do Conselho e, em sua maioria, promovem reuniões mensais. Antes da pandemia de Covid-19, os encontros eram realizados de forma presencial. Entretanto, o isolamento social exigiu que as reuniões migrassem para o ambiente virtual.

Essa organização em grupos de diálogo é uma estratégia que também permite a produção de materiais orientativos, promovendo retorno para a sociedade, sempre zelando pelos princípios éticos e contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão.

Quem pode participar? A participação nas Comissões Temáticas é gratuita e está aberta para psicólogas(os) inscritas(os), estudantes e até mesmo profissionais de outras áreas que dialoguem com a Psicologia, com exceção das Comissões de Ética e de Orientação e Fiscalização.

Como participar? Basta acessar o site do CRP-MG, escolher a Comissão de maior interesse e participar da reunião, por meio do link de acesso à sala virtual. Também há a divulgação das reuniões nas redes sociais do Conselho, onde a(o) interessada(o) pode ingressar e participar.

Confira o calendário de reuniões das Comissões temáticas do CRP-MG

O conselheiro de referência para o Setor de Apoio às Comissões Temáticas do CRP-MG, Luiz Felipe Viana Cardoso, realça a relevância das comissões para o Conselho: “Sem dúvidas, é por meio das comissões que o Conselho cumpre a sua missão de sempre produzir e pensar nas questões sociais. O trabalho das comissões é fundamental para que o CRP possa alcançar sua missão”.

Sobre as reuniões virtuais, em função da pandemia de Covid-19, Luiz observa que a migração foi positiva. “A vantagem é democratizar e ampliar em alguns sentidos o acesso das psicólogas e psicólogos nas atividades das comissões. É interessante pensar nesse dispositivo virtual para alcançar pessoas que, às vezes pela questão geográfica, não conseguem acessar as comissões”, analisa.

Ainda sobre o impacto no funcionamento das comissões durante a pandemia, o psicólogo avalia: “o trabalho não parou, muito pelo contrário, durante a pandemia as comissões produziram e ampliaram muito a sua força de trabalho”.

Luiz Felipe relembra a importância da participação de estudantes de Psicologia nas reuniões das Comissões Temáticas e ressalta como os encontros podem contribuir para a formação de novos profissionais. “A participação dos estudantes faz com que a formação seja ampliada. É um contato desde cedo com a própria entidade e com a categoria. Por exemplo, uma estudante participa da comissão do SUAS e caso venha atuar nessa área, participando das reuniões da comissão ela consegue realizar uma reflexão muito mais crítica da sua atuação”, exemplifica.

Por fim, o conselheiro ressalta a relevância de ter comissões nas mais diversas regiões de Minas Gerais, democratizando ainda mais a atuação do Conselho no estado: “isso é uma estratégia de interiorização do XVI Plenário e do CRP. São cidades e regiões extremamente importantes, com diferenças culturais, econômicas e sociais. Isso faz com que as pessoas tenham cada vez mais contato e possibilidade de participação”.

Confira a lista de Comissões Temáticas do CRP-MG e participe! Em caso de dúvidas, escreva para o Setor de Apoio às Comissões: comissoes@crp04.org.br

Siga o Conselho no Instagram e no Facebook. Inscreva-se no Youtube do CRP-MG e ative as notificações para ser avisada(o) das próximas atividades.



– CRP PELO INTERIOR –