CRP-MG apresenta experiências em Simpósio sobre Psicologia e compromisso social

Diversas experiências empreendidas e apoiadas pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foram apresentadas durante o I Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social, realizado pelo Instituto Silva Lane, de 20 a 22 de março, em São Paulo.

Os relatos adotaram como ponto de partida o trabalho realizado por comissões do CRP-MG e abordaram cinco áreas temáticas. Dessa maneira, foram apresentados os seguintes trabalhos:

A comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual como espaço político-formativo nas temáticas de gênero e diversidade sexual
Autora: Dalcira Ferrão (conselheira secretária do CRP-MG e coordenadora da Comissão Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG)

Comissão de Psicologia e Política de Assistência Social do CRP-MG: desafios da inserção da Psicologia no SUAS
Autoras: Deborah Akerman (coordenadora da Comissão Psicologia e Política de Assistência Social do CRP-MG) e Márcia Mansur (vice-presidenta do CRP-MG e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-MG)

Mulheres, crianças e vulnerabilidade: por uma perspectiva inclusiva de politicas públicas e direitos humanos
Autoras: Márcia Mansur (vice-presidenta do CRP-MG e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP-MG), Cláudia Natividade (presidenta do CRP-MG) e Letícia Gonçalves (conselheira e coordenadora da Comissão Mulheres e Questões de Gênero do CRP-MG)

Psicologia, laicidade, espiritualidade, religião e outras tradições: os desafios de uma ciência e profissão no século XXI
Autor: Reinaldo da Silva Júnior (conselheiro e coordenador da Comissão Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e outros saberes tradicionais do CRP-MG)

Por uma prática de ensino em Psicologia sem manicômios
Autoras e autor: Sílvia Ferreira (membro da Asussam), Odila Braga (conselheira do CRP-MG), Marconi Fernandes (Fórum Mineiro de Saúde Mental), Lecy Moreira (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia), Lourdes Machado (coordenadora da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica de Minas Gerais), Soraia Marcus (Fórum Mineiro de Saúde Mental), e Maria Stella Goulart (Professora do departamento de Psicologia da UFMG)

A vice-presidenta do CRP-MG, Márcia Mansur, relata que os trabalhos alcançaram uma repercussão muito positiva junto aos participantes do evento, que puderam compreender as dinâmicas de trabalho do Conselho.

Em conjunto com representantes de outros nove conselhos regionais de Psicologia, conselheiras e conselheiros do CRP-MG também participaram de uma atividade que discutiu o papel dessas autarquias na Psicologia Crítica. Esse trabalho foi coordenado pelo CRP de São Paulo. Todo o Simpósio foi norteado pelo tema: “Da crítica à Psicologia à Psicologia Crítica: embaraços no percurso”.

Registros – As principais mesas do Simpósio foram gravadas em vídeo e podem ser assistidas em www.compromissosocial.org.br e na página do Instituto Silva Lane no Facebook www.facebook.com/institutosilvialane.

Memorial – Durante o Simpósio também foi lançado o memorial virtual em homenagem a Marcus Vinícius de Oliveira, conhecido como Marcus Matraga, e importante referência para a Psicologia Social no Brasil. O memorial está disponível em: memorialmatraga.com.br



– CRP PELO INTERIOR –