CRP-MG articula grupo ampliado em defesa dos direitos da população LGBT

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promoveu a primeira reunião ampliada da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual nesta segunda-feira (12/12). Participaram do encontro, representantes de instituições como Defensoria Pública de Minas Gerais, Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos, Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais, OAB-MG, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Rede de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Minas Gerais, Rede Afro LGBT Mineira e o Levante Popular da Juventude.

As(os) participantes debateram ações conjuntas relacionadas ao caso Isildinha Muradas e outras questões relacionadas à defesa dos direitos e cidadania da população LGBT.

O caso Isildinha gerou revolta nas redes sociais no mês passado, quando a Igreja Batista Getsêmani Missão Portugal divulgou em uma rede social palestra que seria ministrada por Isildinha Muradas, com o tema “Como prevenir e reverter a Homossexualidade”.

Na ocasião, o CRP-MG se posicionou contra a palestra e esclareceu que Isildinha não é registrada no Conselho de Psicologia. Em decorrência desse acontecimento, a conselheira Dalcira Ferrão, coordenadora da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual entendeu que é fundamental discutir sobre o caso com entidades ligadas ao movimento LGBT e de defesa dos Direitos Humanos para planejarem ações em parceria. “Entendemos que o caso Isildinha é somente a ponta de um icerberg. Existem tantas outras Isildinhas por aí proferindo cura e reversão da homossexualidade, bem como disseminando a ideia de que as homossexualidades sejam patológicas. O CRP-MG trabalha veemente contra este tipo de postura e tem buscado ampliar o diálogo com entidades e movimentos de luta pelos direitos da população LGBT e, assim, consolidar e fortalecer ações de promoção e garantia de cidadania para esta população”.

A Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual se reúne regularmente fomentando e discutindo a interface da pauta de gênero e diversidade sexual e sua relação com a Psicologia. Acompanhem as atividades e trabalhos da Comissão. Para acessar o calendário de reuniões da Comissão, clique aqui.



– CRP PELO INTERIOR –