23 mar CRP-MG constrói planejamento estratégico para os próximos três anos
Nos dias 16 e 17 de março, todas as frentes de trabalho do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) participaram da reunião de planejamento estratégico. O encontro definiu as linhas de atuação da autarquia para o triênio 2023/2025.
A elaboração do plano adotou como ponto de partida dois eixos: as propostas aprovadas por psicólogas(os) no Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais (Corep) no ano de 2022 e as proposições apresentadas pelo grupo de conselheiras(os) que assumiu o XVII Plenário durante as eleições, que também foram realizadas em 2022.
Além de conselheiras(os) e equipes de trabalho da autarquia, o planejamento também contou com as participações de representantes de coletivos que atuam em parceria com o Conselho: Fórum Mineiro de Saúde Mental, Sindicato das(os) Psicólogas(os) de Minas Gerais (PSind) e Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) das Relações Raciais (ANPSINEP).
A presidenta do CRP-MG, Suellen Fraga, convocou a noção de “futuro ancestral” para situar o planejamento estratégico no bojo das atividades da gestão. “Nós estamos aqui para construir um futuro que projete nosso trabalho, nossas relações, nossos afetos e toda expressividade que cada um e cada uma a partir do seu lugar”, propôs.
A presidenta do Conselho também apontou os marcos em que a Psicologia e o Conselho estão inseridos atualmente: os 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil, a proximidade dos 50 anos de criação do CRP-MG e o crescimento muito significativo na busca pelo curso de Psicologia. De acordo com levantamento divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, de 2010 a 2021, o número de matrículas na graduação em Psicologia teve um aumento de 112,4%. “A saúde mental enquanto uma urgência para promoção da potência da vida humana tem sido um conceito cada vez mais difundido em toda a sociedade”, reforçou Suellen Fraga.
O documento que resultou da reunião será sistematizado e em breve será compartilhado no Portal da Transparência do CRP-MG.