CRP-MG convida psicólogas(os) a participar de pesquisa

Levantamento inédito quer mapear perfil de psicólogas(os) que atuam com avaliação psicológica para cirurgia bariátrica

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) quer saber mais sobre o perfil dos profissionais de Psicologia que atuam com avaliação psicológica para cirurgia bariátrica. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa para conhecer a percepção dessas(esses) profissionais que atuam ou já atuaram nesta área.

O questionário está disponível online e toma poucos minutos.  Todas as informações sobre a pesquisa estão disponíveis nesta página.

“O objetivo é verificar o que os profissionais de Psicologia estão fazendo na hora de realizar essa avaliação psicológica para o contexto da cirurgia bariátrica. Desta forma, todos os profissionais que tenham essa atividade devem participar”, reforça o convite a psicóloga Elza Lobosque, uma das coordenadoras da pesquisa.

A atuação da(o) psicóloga(o) neste contexto é regulamentada por uma resolução do Conselho Federal de Medicina e um parecer técnico da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A Resolução CFM 2.131, de 2015, inclui a(o) psicóloga(o) dentro da equipe multidisciplinar que atua no processo da cirurgia bariátrica, ao lado de profissionais de outras áreas, como cirurgião com formação específica, endocrinologista, psiquiatra, nutrólogo e nutricionista.

Outra norma que regulamenta a atuação da(o) profissional de Psicologia neste contexto é o Parecer Técnico nº 13, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que veta a realização da cirurgia para pessoas em casos de problemas psiquiátricos descompensados, “especialmente aqueles quadros psicóticos ou demenciais graves ou moderados”.

Lobosque reforça a importância do papel da(o) psicóloga(o) dentro de um processo complexo que é o da cirurgia bariátrica, inclusive para que o procedimento seja autorizado formalmente.

“Somos capazes de avaliar se essa pessoa tem capacidade de passar por uma cirurgia bariátrica, o que é importante tanto no pré como no pós cirurgia”, explica.

Se você atua no contexto da avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica e tem alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco, por e-mail, por onde você pode encaminhar seus questionamentos: comissoes.publicacoes@crp04.org.br.



– CRP PELO INTERIOR –