CRP-MG empossa nova Comissão de Direitos Humanos

No último dia 15, tomaram posse os novos integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). A cerimônia ocorreu durante o lançamento do livro “A verdade é revolucionária: testemunhos e memórias de psicólogas e psicólogos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”, no Teatro da Assembléia Legislativa, em Belo Horizonte. Ao empossar os novos membros, o presidente do CRP-MG, Roberto Chateaubriand Domingues, falou dos desafios esperados: será preciso estar atento aos vários retrocessos ou, no mínimo, obstáculos evidentes para o avanço do nosso trabalho. Teremos que ser fortes e potentes o suficiente para seguir e dar conta de produzir respostas adequadas a esses novos-antigos cenários, que se apresentam o tempo todo.

Segundo Rosimeire Aparecida da Silva, coordenadora da nova Comissão, a realização da posse junto ao lançamento do livro foi muito oportuna, pois, os depoimentos dos psicólogos que participaram da publicação lhe possibilitaram resgatar todo um percurso intenso de três anos na Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. “Foi esse coração valente e audaz que reuniu a tantos para luta. É essa verdade singular de todos nós que deve nortear nossa atuação na Comissão”, pontuou ela completando “teremos, certamente, bons trabalhos pela frente. Momentos de muito prazer e também muitos desafios, como foi enfrentar as comunidades terapêuticas, que permitiram produzir um acontecimento inédito: trazer a público o que se passava no interior desses lugares. Foi numa decisão muito audaz da Comissão de Direitos Humanos de Psicologia”.

Contextualização – Ainda no evento de posse, Pedro Paulo Bicalho, que coordenou a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2011/13), pontuou a necessidade da categoria lembrar que a grande atuação de direitos humanos se dá pela luta cotidiana e não pela construção dos tratados, das declarações e das legislações. “Temos ouvido que direitos humanos são para humanos direitos. Isso é fazer um recorte de que humanos estamos tratando quando pensamos em direitos humanos. Acho que essa é a nossa grande tarefa”, concluiu, Pedro Paulo.

Sobre a Comissão – A Comissão de Direitos Humanos do CRP-MG passa a ser integrada por Débora Matoso Costa, Joana Ângelo Ladeira, Marcello Dalla Vecchia, Maria Elisa Arreguy Maia, Paulo Roberto Borges Ceccarelli e Rosemeire Aparecida da Silva. Ela é a instância responsável por incentivar o debate sobre temas que promovem a interface da Psicologia com os Direitos Humanos. Por meio de uma reflexão crítica enseja a formulação de pensamentos e práticas condizentes com o respeito à diversidade e às diferenças.

 

Confira o álbum de fotos da posse na página do CRP-MG no Facebook clicando aqui.



– CRP PELO INTERIOR –