CRP-MG lança livro sobre clínica e ética em Psicologia

Na última quinta-feira, 7/11, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Psicologia e Clínica, realizou uma roda de conversa para lançar o livro “Clínica e ética em Psicologia: relatos da Comissão de Psicologia e Clínica do CRP-MG”.

A atividade contou com a presença das organizadoras do livro, a psicóloga, conselheira e integrante da coordenação da Comissão de Psicologia e Clínica do CRP-MG, Paula Khoury; a psicóloga e ex-conselheira do CRP-MG, Mariana Tavares, e diversas(os) autoras(es) do livro.

A publicação aborda questões que profissionais têm enfrentado na atuação clínica. O livro conta com 14 capítulos, em que cada autor(a) expõe suas ideias e vivências.

Na atividade, a conselheira Paula Khoury reforçou que a publicação vai além das correntes teóricas ou dos campos de atuação, porque aponta o compromisso político e ético do lugar de escuta da Psicologia. “Embora a escuta precise ser singular, não deve seguir no sentido de particularizar e individualizar as pessoas, pois o que se tem sentido e percebido é justamente o desamparo na existência e no discurso delas”, afirmou.

Segundo a conselheira, outro fator importante na consolidação da perspectiva que orienta a publicação é o debate que se abre em torno da Psicologia Clínica e da Psicologia Social. Para ela, não se deve separar as discussões e nem criar oposição entre a noção de sujeito e coletivo. “O compromisso da nossa profissão se dá por vidas mais dignas, e isso não se constrói de maneira solitária”, realçou.

Acesse a versão digital do livro

 

 

 

 



– CRP PELO INTERIOR –