CRP-MG lança novo ciclo de eventos semanais

“O Psicologia em Foco tem a pretensão de trazer, semanalmente, debates que possam servir como uma grande exposição de temas que a psicologia se relaciona. Os eventos deverão envolver diversos saberes profissionais e a sociedade, como um todo”, disse o conselheiro presidente do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Roberto Domingues, ao abrir o evento desta quarta-feira (15/4), em Belo Horizonte, com a presença de mais de 60 pessoas. O assunto da primeira edição foi “Redução da maioridade penal” que, segundo ele, “é absolutamente caro a nós tanto pelo fato de trabalharmos diretamente com essa questão, quanto por afetar nossa vida em sociedade enquanto cidadãs e cidadãos que somos”. Clique aqui para ver as fotos do evento.

Domingues ressaltou a importância de discutir temas como a redução da maioridade penal e o estatuto da família a partir de um posicionamento ético e claro. “O Conselho é contrário nos dois casos. Temos que nos posicionar politica e eticamente. Reduzir a maioridade penal é simplista, é atacar os sintomas e não os problemas. Como disse Boaventura, sempre desconfie de respostas fáceis para questões complexas e o que vamos fazer aqui é isso: problematizar essas questões”, concluiu ele.

Pagar pela dívida da impunidade – A psicóloga e psicanalista Mônica Brandão, mestre em promoção da saúde e prevenção da violência – Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira convidada a expor seus argumentos. Ela contextualizou a situação dos adolescentes no Brasil de uma maneira geral e provocou uma série de reflexões no público presente. “Serão os adolescentes deste país aqueles que pagarão pela dívida da impunidade? Os complexos problemas determinantes da violência aparecem como uma conseqüência do fenômeno chamado juventude, como se o termo juventude estivesse associado à violência”, disse ela.

Em seguida, falou Márcio Rogério de Oliveira, promotor de Justiça com atuação exclusiva em Varas da Infância e da Juventude,  colaborador na coordenação do Programa Pró-Conselho Brasil, no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Para ele, o que motiva o Congresso Nacional ao aprovar a redução da maioridade penal é acreditar que estará agradando a sociedade. “O assunto é muito grave, principalmente porque está visto que muitos não dispõem de elementos sérios para fazer uma reflexão e emitir uma opinião coerente sobre o tema. Estes menores de idade são bodes expiatórios para os grandes problemas de violência na sociedade e quem fortalece essa imagem ‘demonizada’ dos adolescentes é a mídia. Mas estatísticas mostram o contrário”, ponderou antes de passar para o debate.

Por meio de perguntas e vivências profissionais com adolescentes em situação de conflito com a  Justiça, o público presente provocou os debatedores a esclarecer um pouco mais suas apresentações, confirmando a necessidade de discutir o tema.

Sobre o Psicologia em Foco –  Propiciar o envolvimento de psicólogas e psicólogos nas discussões dos temas que afetam diariamente a profissão, mostrando a grande abrangência da atuação destes profissionais na pauta diária da sociedade. Este é o objetivo do ciclo de encontros. Os eventos terão formatos variados como rodas de conversa, mesas temáticas e palestras. Em Belo Horizonte acontecerão sempre às quartas-feiras, as 19h.

Na próxima semana, dia 22, o Psicologia em Foco terá como título “A psicologia na reforma política: um debate necessário”. O encontro começará as 19h, na sede do CRP-MG, em Belo Horizonte. Serão debatedores o economista Diogo Santos, membro da Fundação Maurício Grabois e da Coordenação Estadual da Coalizão Democrática pela Reforma Política; e Márcia Mansur Saadallah (CRP-04/12.684), psicóloga, mestre em Ciências Sociais, professora da PUC Minas, consultora do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, colaboradora do Crepop/CRP 04, ex-conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Quem coordenará a mesa será Milton Bicalho, psicólogo clínico individual, de grupos e família. Fundador do Centro de Socioanálise, Instituições e Grupos (CESIG-MG). Membro docente da Fundação Gregório Baremblitt/Instituto Félix Guattari.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail estagio.rp@crp04.org.br. Vagas limitadas.



– CRP PELO INTERIOR –