CRP-MG lança o livro “Psicologia, gênero e diversidade sexual: saberes em diálogo”

Na última segunda-feira ,19/8, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou uma roda de conversa no lançamento do livro “Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual: saberes em diálogo”. A publicação foi organizada pela Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do Conselho.

Acesse a publicação na íntegra.

A psicóloga e conselheira do CRP-MG, Dalcira Ferrão, contextualizou a trajetória da Comissão. “É um espaço onde psicólogas(os) de Minas Gerais, estudantes de Psicologia, pessoas afins à temática e movimentos sociais pudessem, de uma maneira sistemática, pensar a interface da ciência e profissão com a população LGBTI, com o fazer psi e o compromisso com essa população”, explicou a conselheira e coordenadora da Comissão, Dalcira Ferrão.

As resoluções CFP n° 001/99 e nº 01/2018 foram citadas pela psicóloga, que destacou a atual mudança da Psicologia no atendimento à comunidade LGBTI. “É uma história bem recente de reparos e de ajustes para que a nossa atuação esteja de fato ética, comprometida, embasada com os princípios de direitos humanos e de fato servindo a quem dela precisa”, afirmou.

Dalcira enfatizou os atos de resistência no atual cenário político. “Eu queria dizer da importância institucional de ter esse espaço constituído no Conselho Regional de Psicologia em tempos de tantos retrocessos, perdas de direitos, em momento onde a população LGBTI tem sido alvo de tantos ataques, violências”, finalizou.

Em seguida, o psicólogo Lucas Henrique de Carvalho, que integra a equipe de organização do livro, relembrou seu primeiro contato com a temática LGBTI, em 2015, e o processo de estruturação da Comissão. “Nós não tínhamos um protocolo, fomos construindo isso coletivamente, com vários braços e demandas que iam aparecendo. Hoje eu sou um psicólogo que se não tivesse passado pela Comissão do CRP-MG não seria o que sou”, relatou.

O advogado e integrante da equipe de organização do livro, Thiago Coacci, pontuou a obra como a conclusão do trabalho desenvolvido pela Comissão em conjunto com autoras(es) que participaram do “l Congresso Mineiro de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual”, em 2017. O advogado detalhou a distribuição de conteúdo na obra. Na primeira parte, foi abordada a relação entre Psicologia, escola e educação; na segunda parte os textos dialogam sobre a Psicologia Clínica e sua relação com a população LGBTI; a terceira parte trouxe as perspectivas das marcas da LGBTIfobia na subjetividade das pessoas LGBTI e o trabalho da(o) psicóloga(o) ao lidar com essas pessoas. Já a última parte analisa a relação entre Psicologia, gênero, sexualidade e religiosidades.

“É importante vocês terem consciência de que ao receber esse livro, vocês não estão recebendo só papel e palavras em suas mãos. São também afetos que atravessaram e permitiram que esses textos chegassem aqui costurados da maneira como foram”, afirmou Thiago.

No segundo momento da atividade, as(os) autoras(es) do livro compartilharam suas experiências para a construção da obra e relataram brevemente cada capítulo.



– CRP PELO INTERIOR –