16 out CRP-MG marca presença no XI Congresso da ALFEPSI
Encontro reuniu profissionais, estudantes e docentes do Brasil e de outros países da América Latina e defendeu a valorização da Psicologia produzida no Sul global
Entre os dias 8 e 11 de outubro, Maceió (AL) sediou o XI Congresso da Associação Latino-americana para a Formação e o Ensino da Psicologia (ALFEPSI). Com o tema Formação em Psicologia na América Latina: sensibilidades, cuidados e ações políticas, o evento contou com colóquios, mesas redondas e oficinas voltadas ao compartilhamento de reflexões e de experiências vivenciadas nos diferentes países da região.

Conselheiro José Alberto representou o CRP-MG no XI Congresso ALFEPSI
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi representado no evento pelo conselheiro José Alberto. Dentre as discussões realizadas, o psicólogo ressaltou a importância de se construir uma Psicologia atenta às especificidades da população latino-americana, de se valorizar teóricos que dialoguem com essa realidade e de se questionar um ensino elitista, que desconsidere marcadores sociais, como gênero, raça e orientação sexual.
“Outra questão abordada foi a Inteligência Artificial. O cenário está posto, a popularização da IA está promovendo uma revolução, portanto o que nos cabe é utilizar essa realidade a nosso favor. A ferramenta é super potente para nos ajudar a colher dados, mensurar certos contextos, trabalhar com tabelas e revisões sistemáticas, por exemplo. Portanto, a pergunta que devemos fazer não é ‘quando’, mas ‘como’ podemos incorporar todo esse processo no nosso ensino e formação”, compartilha o conselheiro, que também é professor.
De acordo com a comissão organizadora, o Congresso tinha como princípios o afeto, a diversidade cultural, o acolhimento e a inclusão, por isso ele foi pensado de forma a priorizar a saúde mental das(os) participantes. Entretanto, na opinião do conselheiro, a forma escolhida pode gerar controvérsias.
“Apesar da riqueza de discussões e das temáticas importantíssimas trazidas ali, fiquei incomodado com a existência de uma sala de autocuidados que oferecia Reiki, benzimento e outras terapias alternativas. Isso me preocupa no sentido de que era um Congresso co-organizado pelo CFP. Nós não somos alheios a esse tipo de prática, faz parte do nosso sujeito a crença, mas se eu incluo em um evento de Psicologia práticas desse cunho, isso pode ser associado ao psicólogo, como se o psicólogo pudesse fazer esse tipo de prática. E não pode. O próprio CFP tem uma normativa que preconiza que essas não são práticas reconhecidas da Psicologia”, avalia.
Sobre a ALFEPSI
A Associação Latino-americana para a Formação e o Ensino da Psicologia (ALFEPSI) é constituída por pessoas e instituições de todos os países da América Latina e se orienta por fomentar a formação e a prática profissional com princípios éticos e socialmente compromissados, orientados para a equidade e a justiça social.
Sobre o Congresso
O XI Congresso da Associação Latino-americana para a Formação e o Ensino da Psicologia foi promovido pela ALFEPSI, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-AL) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP). A iniciativa contou, ainda, com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).