CRP-MG participa da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Belo Horizonte

Conselheiras(os) e integrantes da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG fortaleceram a importância da representatividade e da luta pela equidade

 

Fotografia registra representantes do CRP-MG no palco da Parada

No palco da Parada, da esquerda para a direita: conselheiras do CRP-MG, Lorena Rodrigues, Suellen Fraga e Liliane Rodrigues, coordenador da Comissão de Orientação Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual, Lucas Lopes. Foto: Daniele Fagundes

No domingo, 9/7, o Orgulho LGBTQIAPN+ desfilou pelas ruas do centro de Belo Horizonte. Realizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), a 24ª edição da Parada adotou como lema “Democracia: Liberdade e Direitos para Todes”.

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou um conjunto de ações em apoio à realização da Parada. A conselheira Lorena Rodrigues explica que a autarquia integrou a Tenda da Saúde – que foi montada na Praça da Estação -, teve um momento de fala no palco principal do evento e ainda fez parte da programação da Jornada pela Cidadania LGBTQIA+, por meio da edição de junho do projeto Cine Diversidade.

Na Tenda da Saúde foram distribuídos materiais produzidos pela Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do Conselho. Nesse espaço, conselheiras e conselheiros também puderam interagir e prestar informações ao público presente.

Posicionamento da Psicologia

“Não há cura para o que não é doença”, reforçou a presidenta do CRP-MG, Suellen Fraga, ao fazer uso da fala no palco principal do evento. “Essa é uma afirmação de compromisso da Psicologia pela promoção da saúde mental da população LGBTQIAPN+, na contramão de discursos patologizantes que despotencializam a vida humana”, explica.

A conselheira fez um discurso acolhedor para o público presente, em que evidenciou o cuidado na promoção da saúde e na diversidade das expressões humanas. Também reforçou que a gestão do Conselho segue ampliando ações na defesa dos direitos humanos.

No ato, o Conselho também foi representado pela conselheira vice-presidenta, Liliane Martins, pela conselheira, Lorena Rodrigues, e pelo coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual, Lucas Lopes.

“A Psicologia tem uma dívida histórica com a população LGBTQI+. Por isso, é muito importante para o CRP-MG essa parceria com os movimentos sociais na construção de uma Psicologia despatologizante e que acredita que todas as formas de amor são legítimas e dignas de respeito”, reforça a conselheira Liliane Martins.

Também participaram da Parada, as conselheiras Alessandra Belmonte e Isabella Lima, e o conselheiro Gab Lamounier. O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo marcou presença na Parada, com a participação dos conselheiros Davi Fernandes e Eduardo Pedroso.

Articulação Nacional

No sábado, 8/7, o CRP-MG também participou da reunião de lideranças com a Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat.

A conselheira Lorena Rodrigues representou o CRP-MG na ocasião e relata que a formação de profissionais da saúde e da educação que atuam junto ao público LGBTQIA+ foi um dos pontos abordados. Em relação ao tema, a secretária informou que está fazendo parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para contribuir na formação de profissionais que atuam em políticas públicas das duas áreas.

Symmy Larrat também informou que está em curso a revisão da Política Nacional de Saúde da População LGBTQIA+, de modo a atualizá-la e garantir a inclusão de iniciativas no orçamento público. “Também podemos destacar a retomada do Conselho Nacional LGBTQIA + que conta com a representação do Conselho Federal de Psicologia”, destaca Lorena Rodrigues.



– CRP PELO INTERIOR –