CRP-MG participa da etapa Sudeste da III Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Profissionais do ES, MG, RJ e SP dialogaram sobre a atuação de psicólogas(os) no Sistema Único de Assistência Social

Participantes da etapa sudeste da III Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no SUAS

Nos dias 26 e 27 de julho, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) participou da etapa Sudeste da III Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro foi realizado em São Paulo e reuniu psicólogas(os), professoras(es), pesquisadoras(es), estudantes de Psicologia, e trabalhadoras(es) que atuam nessa política pública, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O objetivo do evento foi estimular a reflexão sobre a contribuição de profissionais da Psicologia para a política de Assistência Social, em especial no que diz respeito ao enfrentamento das desigualdades sociais e à efetivação de direitos socioassistenciais.

Minas Gerais

O CRP-MG enviou uma delegação de doze profissionais, dentre conselheiras, funcionárias(os) e colaboradoras(es) da Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social da autarquia mineira. A conselheira referência da Comissão, Marleide Marques, participou da mesa de abertura e destacou a relevância dos temas abordados no encontro. “Um dos fios condutores foi trazido logo no primeiro dia. A mesa temática O que não admitimos no SUAS: a atuação da Psicologia no enfrentamento da violação de direitos permeou as reflexões e reforçou nosso posicionamento contra o financiamento de comunidades terapêuticas com recurso do SUAS, contra o assédio moral e contra o trabalho precarizado na política de Assistência Social”, relatou a conselheira.

Convidada da mesa Em defesa das infâncias e adolescências, realizada no segundo dia de encontro, a conselheira Caroline Souza explicou que o SUAS é uma política essencial no país. “Quando o Conselho facilita e ajuda a construir momentos como essa Mostra, ele está fomentando discussões regionais e colocando em evidência justamente as profissionais que estão na ponta. Consequentemente, está contribuindo com a construção de uma política pública importantíssima, que versa sobre os Direitos Humanos e sobre a população em situação de vulnerabilidade e risco social, avaliou a psicóloga, que coordena a Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social na subsede Sul.

Participantes do evento compartilharam experiências em grupos de trabalho

Mediadora da mesa, a conselheira Gabrielly Rios lembrou que a política de Assistência Social é uma das que mais incorpora psicólogas(os) no seu quadro de pessoal. Para a psicóloga, que coordena a Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social na Sede do CRP-MG, a troca de conhecimentos e de afeto entre as profissionais é fundamental. “Publicar, trocar informações, experiências e compreender como a prática tem funcionado em outros espaços é a potência maior desse encontro, porque a gente vem de uma trajetória desafiadora, estamos cansadas, sobrecarregadas, e esse encontro nos possibilita revigorar as nossas forças, refletir sobre as nossas práticas e pensar em outras possibilidades de atuação e de intervenção, para viver essa política tão cara para nós, psicólogas, e para o nosso país”, analisou.

Carta de compromisso: esperançar

Ao final do encontro, foi elaborada uma carta de compromisso, com a qual as(os) trabalhadoras(es) do SUAS reafirmam o compromisso ético, social e político da Psicologia com a sociedade brasileira. A carta foi lida no encerramento da atividade e pode ser conferida nos últimos minutos da transmissão no YouTube.

A Mostra

A III Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Suas é uma parceria entre a Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (Conpas) e os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs). A etapa Sudeste da Mostra foi sediada pelo CRP-SP e teve como tema “SUAS: O trabalho da Psicologia na efetivação dos direitos socioassistenciais”.

As mesas e as rodas de conversa podem ser assistidas na íntegra pelo canal do CRP-SP no Youtube. Confira:

Dia 26/7https://www.youtube.com/watch?v=P2gZU8rILHk
Dia 27/7 – https://www.youtube.com/watch?v=Ot-Mcwpghac

Continuidade

Psicólogas e psicólogos interessadas(os) no tema podem acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social. O objetivo da Comissão é refletir, dialogar e propor melhorias para temas específicos atinentes à Psicologia enquanto ciência e profissão, como um ambiente de troca, articulação e formação política para as(os) psicólogas(os) que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tanto no interior do estado quanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em constante articulação com a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-MG e com o Sindicato das Psicólogas, também recebe denúncias e orienta as(os) psicólogas(os) sobre atravessamentos que se interpõem ao cotidiano da atuação.

Para acompanhar a agenda de encontros da Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social, acesse o site do Conselho.



– CRP PELO INTERIOR –