03 dez CRP-MG participa de debate sobre protagonismo negro na Psicologia
Evento reuniu convidadas(os), estudantes e professoras(es) na PUC Betim
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) participou da roda de conversa Protagonismo Negro na Psicologia: trajetória, resistência e contribuições para uma prática antirracista, realizada dia 18 de novembro na PUC Minas, campus Betim.
O encontro, organizado pelo curso de Psicologia da instituição, abordou as trajetórias profissionais e de vida das pessoas negras, as formas de resistência no contexto social e acadêmico e as contribuições teóricas e práticas que o protagonismo negro oferece para a construção de uma Psicologia comprometida com o enfrentamento do racismo estrutural.
O CRP-MG foi representado no evento pela conselheira tesoureira Fabiana Alcântara. Na avaliação da psicóloga, o encontro foi produtivo e contou não só com troca de conhecimento, mas também afetiva. “Foi muito importante alunos negros verem ali profissionais negros bem sucedidos. Isso fortalece a auto-estima, incentiva, motiva. Ainda há muito a se fazer, mas fica a compreensão de que já caminhamos”, observa.
Segundo a psicóloga, uma das reflexões levantadas se refere ao processo de estruturação da profissão de Psicologia no Brasil ter sido muito permeado pelo racismo. “Por isso, temos o compromisso de reverter e, de alguma maneira, reparar os danos que foram feitos com o aval da própria Psicologia”, pontua.
Por fim, a conselheira ressaltou que levar discussões como essa a mais lugares e contar com o protagonismo de profissionais pretas(os) é uma forma de o CRP-MG também contribuir para a mudança de cenário. “É compromisso do Conselho Regional não só manter as profissionais psi atualizadas para se fazer uma prática antirracista, mas também cuidar das e dos profissionais negras e negros que atuam na Psicologia em Minas Gerais. É papel do CRP-MG proteger, defender e garantir que consigam exercer o trabalho com dignidade”, concluiu.







