CRP-MG participa de encontro para elaboração de resolução referente à Psicoterapia

Texto irá atualizar a Resolução CFP nº 10, de 2000, que especifica e qualifica a Psicoterapia como prática da(o) psicóloga(o).

Em atendimento à deliberação da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) de novembro de 2021, representantes dos conselhos regionais de Psicologia e do Conselho Federal, se reuniram nestes dias 22 e 23 de fevereiro, em Brasília, para refletir sobre  os desafios que cercam a atuação da categoria profissional no campo da Psicoterapia. Segundo o conselheiro do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais presente nos debates, Luiz Felipe Viana Cardoso, foi lida a minuta que se tornará uma resolução, em breve.

“Analisamos todo o texto, fizemos considerações e apontamentos conforme as diversas regionalidades. Tem sido um trabalho muito coletivo entre todos os CR’s  e CFP para melhoramento e afinação do texto, que será submetido a uma consulta pública das entidades de psicoterapia e também a uma leitura final e ciência de CR’s, a fim de que na APAF de abril possa ser aprovado e depois publicado para toda a categoria”, relata o conselheiro do CRP-MG, onde também integra a coordenação da Comissão de Orientação Psicologia e Clínica.

Luiz Felipe explica que a resolução atual sobre o tema é do ano 2000 e há muito tempo o Sistema anseia por uma atualização trazendo temáticas que são importantes para o exercício da psicoterapia, por parte da categoria e que “não estavam contempladas e pensadas, principalmente dentro do contexto histórico que nós vivemos. É um momento muito importante, historicamente falando, que vai trazer uma contribuição para os próximos anos e décadas do exercício da Psicologia”, conclui.



– CRP PELO INTERIOR –