CRP-MG participa de homenagem a pessoas que lutam em favor da população LGBTQIAPN+ em Minas Gerais

Psicóloga Dalcira Ferrão recebeu o voto de congratulações da ALMG

Com informações da ALMG

Foto mostra Dalcira recebendo a homenagem na ALMG. Ela está de pé, rodeada por deputadas e outras pessoas presentes ao evento.

Dalcira Ferrão recebe voto de congratulações na Assembleia. Foto: Daniel Protzner

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageou pessoas importantes na luta em favor da população LGBTQIAPN+ no estado. A audiência ocorreu no dia 25 de maio e foi organizada pela Comissão de Direitos Humanos, por solicitação da deputada Beatriz Cerqueira (PT).

A psicóloga, militante do Coletivo de Mulheres Bissexuais e Lésbicas, Trans e Cis (Coletivo Bil) e ex-presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Dalcira Ferrão, compôs o grupo de pessoas homenageadas. Ela recebeu o voto de congratulações da Assembleia, assim como Carlos Magno e Eliane Evangelista.

Dalcira Ferrão fez um dos depoimentos mais emocionados durante o encontro. “Hoje eu vejo casaizinhos jovens (LGBTQIAPN+) andando de mãos dadas nas ruas e ainda fico emocionada, pois há 15, 20 anos isso não era comum”, contou com a voz embargada.

A presidenta do CRP-MG, Suellen Fraga, também participou da audiência e abordou aspectos relacionados à saúde mental de pessoas LGBTQIAPN+. Suellen Fraga destaca a relevância de se ter uma psicóloga entre o grupo de pessoas reconhecidas pela atuação em favor da população LGBTQIAPN+. Na avaliação dela, o reconhecimento se estende à atuação do Sistema Conselhos de Psicologia, que há 25 anos publicou a Resolução CFP Nº 01/99 com normas de atuação para psicólogas(os) em relação à questão da orientação sexual.

“A Resolução 01/99 sofreu ataques de vários grupos fundamentalistas, os questionamentos chegaram até o STF [Superior Tribunal Federal] e ela continua válida. Dessa forma, profissionais de Psicologia não podem realizar a chamada ‘cura gay’. O Sistema Conselhos tem uma história sólida na defesa da vida e da saúde da população LGBTQIAPN+”, destaca Suellen Fraga.

Durante a audiência foram entregues diplomas de homenagem a Soraya Menezes, ex-diretora da Associação Lésbica de Minas (Alem), a Makota Kisandembu Ifafémi Agboola; à rainha do Carnaval de Belo Horizonte, Cristal Siuves; a Raquel Almeida, integrante aposentada da Associação Lésbica de Minas, e a Evandro Nunes, consultor pedagógico da Coordenação Estadual da Rede Afro LGBT de Minas Gerais.



– CRP PELO INTERIOR –