CRP-MG participa de roda de conversa promovida pela Secretaria de Educação de Contagem

Encontro abordou a inserção de psicólogas(os) e assistentes sociais nas unidades de ensino da rede municipal

No dia 3 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Contagem realizou uma roda de conversa sobre o programa Acolher e Cuidar, que irá implementar a Lei nº 13.935/2019 na cidade. A medida resultará na inserção de psicólogas(os) e assistentes sociais nas unidades de ensino da rede municipal. A atividade contou com a participação dos Conselhos Regionais de Psicologia e de Serviço Social de Minas Gerais. O CRP-MG foi representado pela conselheira diretora secretária, Paula de Paula.

A atividade foi direcionada a assessores pedagógicos, articuladores de território e referências técnicas da Secretaria de Educação do município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A conselheira Paula de Paula enfatizou que a educação é um direito humano e a contribuição da Psicologia para esse campo está na superação de análises individualizantes e medicalizantes.

“Chamei atenção de que as profissionais da Psicologia Escolar devem estar atentas para intervir de maneira coletivizada, identificar áreas e possibilidades de atuação como projeto político pedagógico, processo de ensino e aprendizagem, formação de educadores, educação inclusiva e intervenções junto a grupos de estudantes”, completa.

A conselheira também abordou a Nota Técnica CFP nº 8/2023 que tem recomendações práticas para o exercício profissional de psicólogas e psicólogos no ambiente escolar em situações de violência, elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia, e divulgou as Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica, produzidas pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop).



– CRP PELO INTERIOR –