CRP-MG participa do lançamento de medidas pela igualdade racial, em Brasília

Cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, no Dia da Consciência Negra

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi convidado para a cerimônia de apresentação do novo Pacote pela Igualdade Racial no Brasil. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, na capital federal, na última segunda-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciou novas ações que têm o intuito de ampliar o direito da população negra do nosso país à vida, à inclusão e à reparação. Um primeiro pacote de iniciativas já havia sido apresentado em março deste ano.

Uma das medidas divulgadas é o atendimento psicossocial especializado. O Governo Federal pretende investir R$ 8 milhões em formação especializada para o atendimento psicossocial de mães e familiares vítimas de violência. Também será elaborado um protocolo para o fluxo de atendimento e diretrizes para supervisionar a rede socioassistencial do Estado.

Outra ação anunciada é a chamada “Primeira Infância Antirracista”, por meio da qual o Ministério da Igualdade Racial e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) pretendem trabalhar juntos para combater o racismo e atenuar seus impactos na infância de crianças negras, quilombolas e indígenas. As estratégias incluem a capacitação de profissionais de saúde, assistência social e educação, realização de seminários e eventos, produção de pesquisas, além da divulgação de materiais relacionados a práticas antirracistas nos serviços de atendimento a gestantes, crianças negras e indígenas.

Dentre as iniciativas, também estão titulações de territórios quilombolas, bolsas de intercâmbio voltadas para a população negra e grupos de trabalho interministeriais. Após as medidas serem anunciadas pela ministra, foram assinadas pelo presidente Lula.

CRP-MG

Da esquerda para a direita, a vice-presidenta do CFP, Ivani Oliveira, e a vice-presidenta do CRP-MG, Liliane Martins, no Palácio do Planalto, em Brasília

O Conselho foi representado no lançamento por sua vice-presidenta, Liliane Martins. De acordo com a conselheira, o CRP-MG e a Psicologia devem ver com muito bons olhos o lançamento das políticas de ações afirmativas do Governo Federal. “Essas ações estão alinhadas com o nosso Código de Ética e com os rumos da Psicologia brasileira, pautada nos direitos humanos e na equidade, que é tratar o diferente com a diferença que ele merece”, avaliou a psicóloga.

Liliane ressaltou, ainda, que as medidas divulgadas são reparações históricas, para colocar fim nos resquícios que ficaram pelos 400 anos de regime de escravidão vividos no país.

Por fim, a vice-presidenta destacou a presença do Conselho no lançamento: “o convite para que o CRP-MG estivesse presente é também um reconhecimento de que estamos no caminho certo em relação à construção da Psicologia que queremos. Mostra também a importância de termos representação, na presença de uma presidenta e uma vice-presidenta negras em Minas Gerais, assim como temos uma vice-presidenta negra no Conselho Federal de Psicologia, a psicóloga Ivani Oliveira”, concluiu Liliane.



– CRP PELO INTERIOR –