CRP-MG prepara grande comemoração para o Dia da(o) Psicóloga(o) na Praça da Assembleia, em BH

Práticas da Psicologia em Minas Gerais serão compartilhadas com a sociedade em Mostra que ocorrerá dia 27 de agosto, de 9h às 18h

O Dia da(o) Psicóloga(o) em 2018 será marcado por uma grande comemoração: a IV Mostra de Práticas de Psicologia, que acontecerá na segunda-feira, 27 de agosto, data em que se celebra no Brasil o Dia da(o) Psicóloga.
A IV Mostra é realizada pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) e contará com a socialização de mais de 120 práticas de Psicologia que têm sido realizadas em todo o estado.

As atividades são abertas à participação de toda a população e têm o objetivo de compartilhar com a sociedade as contribuições da Psicologia nas diversas áreas de atuação. Haverá emissão de certificados para todas as atividades.

Serão 18 tendas, que abrigarão as seguintes atividades:
– Oficinas
– Rodas de conversa
– Apresentação de pôsteres
– Diálogos com as Comissões do CRP-MG
– Espaço para atividades promovidas por coletivos e movimentos sociais
– Plantão do Sindicato das(os) Psicólogas(os) de Minas Gerais (PSind)

Seleção de trabalhos – As práticas apresentadas na Mostra foram selecionadas por meio de edital publicado pelo CRP-MG, aberto a profissionais de todo o estado de Minas Gerais. As propostas foram avaliadas por uma comissão científica. Em 2018, o número de trabalhos inscritos foi três vezes maior do que na última mostra, realizada em 2015.

A Mostra realça a pluralidade de áreas e atividades em que a Psicologia está inserida atualmente:

Psicologia e Defesa de Direitos: assistência social, crianças e adolescentes, questões de gênero, questões étnico-raciais, diversidade sexual, questões da terra, emergências e desastres, idosos, população de rua, controle social; juventudes, mulheres, pessoas com deficiência.

Judicialização da vida: medidas socioeducativas, sistema prisional, mediação de conflitos, relações com a Justiça.

Saúde: hospitalar, atenção básica, saúde da família, álcool e outras drogas, saúde mental, esporte e clínica.

Mídia, Educação, Cultura, Comunicação.

Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Humana, Trânsito.

Psicologia do Trabalho e nas Organizações: gestão de pessoas em organizações; relações de trabalho, organizações e sociedade, saúde do trabalhador.

Psicologia Clínica e Avaliação Psicológica.

“Durante muito tempo se construiu um imaginário de que o trabalho da psicóloga é restrito à clínica, voltado para quem pode pagar ou para pessoas que têm sofrimento mental agudo, mas há décadas a Psicologia brasileira investe no compromisso social e na defesa dos direitos humanos. Prova do reconhecimento da nossa profissão é a grande inserção nas políticas públicas”, ressalta a presidenta do CRP-MG.

Confira a programação completa da Mostra em: https://crpminasgerais.wixsite.com/diapsi

Horário: 9h às 18h
Local: Praça da Assembleia – Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG.



– CRP PELO INTERIOR –