CRP-MG promove atividade especial sobre saberes indígenas e quilombolas

Encontro será no dia 26 de junho, às 17h30, em BH, e visa apresentar o resultado dos trabalhos do GT de Psicologia Social Comunitária

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai promover no dia 26 de junho, às 17h30, evento com o tema “O que a Psicologia Social Comunitária pode aprender com os povos indígenas e quilombolas?”.

O encontro é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Social Comunitária e será aberto a todas as pessoas que desejarem participar. A atividade vai ocorrer no Auditório Rosimeire Aparecida da Silva, na sede do CRP-MG (Rua Timbiras, 1532, 6º andar, Lourdes, Belo Horizonte/MG). Para participar, é necessário realizar inscrição. Também haverá transmissão ao vivo no canal do Conselho no YouTube.

A reunião contará com a participação de Ligas Acadêmicas de Psicologia Social e da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).

Confira a programação:

Abertura:

Gab Lamounier (CRP-04/52.747) – Mestre e graduado em Psicologia (UFMG). Trabalha com escuta clínica, cuidado coletivo, pesquisa e ativismo. Conselheiro no XVII Plenário do CRP-MG. Está na construção da aKasulo, Centro de Convivência LGBTQIA+ do Barreiro, em Belo Horizonte.

Hudson Carajá (CRP-04/57.780) – Indígena psicólogo. Graduado em Psicologia e Graduando em Teatro (UFSJ). Membro da Comunidade Indígena Carajá de Minas Gerais. Integrante da Rede de Articulação de Indígenas em Contexto Urbano e Migrante. Conselheiro na atual Plenária do CRP-MG, onde é coordenador colegiado da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais.

Lorena Rodrigues (CRP-04/54.533) – Psicóloga, Mestra em Educação e Formação Humana (UEMG) e Doutoranda em Psicologia Social (UFMG). Professora na Faculdade Anhanguera (Divinópolis). Conselheira do XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais. Referência da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual e da Comissão de Psicologia e Juventudes. Coordena o projeto Cine Diversidade. Compõe movimentos sociais em redes nacionais do movimento LGBTQIA+.

Mariana Maria de Souza (CRP-04/59.339) – Psicóloga Social, pós-graduanda em Psicologia Social e Comunidades (Instituto Parentes). Mulher jovem, negra e bissexual. Coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e Juventudes do CRP-MG.

Matheus Pierre (CRP-04/65.558) – Psicólogo Social Comunitário, e Educacional e Escolar. Pós-Graduado em Educação para as Relações Étnico-raciais, Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais, Psicologia da Educação e Educação Inclusiva e Diversidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Mandacarú: Educação e Filosofia (IFSP), e do Grupo de Estudos Feminismo Negro e Mulherismo Africano (UEMS).

Suellen Fraga – (CRP 04/46.105) – Psicóloga. Psicoterapeuta. Pós-graduada em Psicologia Clínica. Conselheira do CRP-MG.

Mesa: “O que a Psicologia Social Comunitária pode aprender com os povos indígenas e quilombolas?”

Convidadas:

Larissa Amorim Borges (CRP-04/33.357) – Neta de dona Genoveva Rosa de Amorim e Maria Trindade. Artivista da Cultura Hip Hop, Lésbica, descendente de quilombolas e mãe de Enzo Daniel e Eliz Eloá. Pertencente às religiões de Matriz Africana, Doutora em Psicologia, produtora cultural e autora dos livros “Periferias do gênero” e “Metodologia de pesquisa afrocentrada e periférica” ambos da Editora Marginalia. Foi uma das Coordenadoras do Plano Juventude Viva, liderou a elaboração do Plano Decenal de Políticas para Mulheres do Estado de Minas Gerais e fez parte da equipe da Gabinetona e da Organização de Mulheres Negras Ativas. Atualmente é psicóloga e conselheira do Quilombo Aéreo, Coordenadora Executiva do Pretas na Pós e faz atendimentos de psicologia clínica Afrocentrada, ministra palestras, cursos e consultorias sobre relações raciais e de gênero.

Mareny Gonçalves Pinto (CRP-04/77.520) – Psicóloga. Mulher negra e quilombola do Quilombo do Mato do Tição – Jaboticatubas/MG.

Nita Tuxá (Edilaise Vieira) (CRP-03/ 25.213) – Mulher indígena, ativista, pesquisadora, psicóloga. Graduada em Psicologia, mestra em Antropologia Social, especialista em Saúde Indígena. Docente no curso de Psicologia do Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS). Idealizadora da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos(as) – ABIPSI. Conselheira do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP), onde é também coordenadora da Comissão de Direitos Humanos.

Mediadora:

Lorena Rodrigues (CRP-04/54.533) – Mestra em Educação e Formação Humana (UEMG). Especialista em Docência no Ensino Superior. Psicóloga Social. Mulher negra, lésbica. Professora no Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera – Divinópolis. Conselheira no XVII Plenário do CRP-MG, onde também é referência das comissões de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual e Psicologia e Juventudes.

Encerramento:

Espaço destinado para fala de uma(um) representante de cada Liga Acadêmica presente e da Abrapso, tecendo comentários sobre a mesa e como os diálogos sobre o tema contribuem para a Psicologia Social Comunitária em suas perspectivas. Além disso, abertura de falas ao público geral.

Clique aqui para realizar sua inscrição.

Grupo de Trabalho

O GT de Psicologia Social Comunitária foi criado em abril de 2024. Dentre seus objetivos estão construir materiais orientativos; expandir a compreensão que se tem da Psicologia Social Comunitária a partir de perspectivas contracoloniais; compreender quais são as especificidades do trabalho social comunitário desempenhado pelas(os) profissionais psi.

As reuniões são mensais e abertas ao público. É possível acompanhar a programação pela agenda do site do CRP-MG.

AGENDA

Encontro “O que a Psicologia Social Comunitária pode aprender com os povos indígenas e quilombolas?”
Data: 26/6
Horário: 17h30
Local: Auditório Rosimeire Aparecida da Silva (Rua Timbiras, 1532, 6º andar, Lourdes, Belo Horizonte/MG)
Clique aqui para fazer sua inscrição.



– CRP PELO INTERIOR –