CRP-MG promove oficina para a Cruz Vermelha em Minas Gerais

Nesta terça-feira, 20/8, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da comissão de Psicologia de Emergências e Desastres, foi responsável pela oficina “Apoio psicossocial em Emergências e Desastres” para voluntárias(os) e funcionárias(os) da Cruz Vermelha Brasileira – filial Minas Gerais. Cerca de 70 pessoas participaram. “A ideia é colaborar para que a Cruz Vermelha forme uma equipe de suporte psicossocial e organize o voluntariado da categoria”, explica a coordenadora da Comissão, Lilian Garate.

Já há alguns anos a instituição de ajuda humanitária é parceira do CRP-MG, participando da Comissão de Psicologia de Emergências e Desastres. A psicóloga e ex-coordenadora da comissão, Júnia Campos Lara, explica que “ao observar a atuação das(os) psicólogas(os) organizadas pelo Conselho a partir do crime de Brumadinho, com o rompimento da barragem do córrego da Mina do Feijão, a Cruz Vermelha ficou interessada em criar uma equipe própria”.

Lilian Garate relata que as oficinas acontecerão em módulos, sendo este o primeiro, com o intuito de direcionar o voluntariado. Conceitos básicos relativos ao tema, possíveis ações de cuidado emocional que podem ser adotadas pelos voluntários – não exclusivas à Psicologia –, autocuidado e fluxos de redes de atendimento para encaminhamentos pautaram a atividade.



– CRP PELO INTERIOR –