CRP-MG realiza evento presencial para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Psicologia em foco está de volta, em caráter especial. Evento será dia 14, às 19h, na PUC Minas da praça da Liberdade

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no Brasil em 2019. Os casos mais frequentes ocorrem na zona rural. Nos centros urbanos, os setores que mais fazem uso dessa mão de obra infantil são a construção civil e o comércio.

Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil têm poucas oportunidades de escolha e de desenvolvimento. Quando atingem a vida adulta, tornam-se, majoritariamente, trabalhadoras(es) com baixa escolaridade e qualificação, sujeitas(os) aos mais diversos tipos de exploração e perpetuando um círculo vicioso de pobreza. Para a Psicologia, a criança precisa estar com outras crianças para brincar, estudar, se relacionar a fim de desenvolver o sentido crítico para a vida adulta. Ações intersetoriais que envolvam todos os entes que atuam no sistema de garantia de direitos são fundamentais.

Para dialogar sobre as contribuições e compromissos das(os) psicólogas com este tema, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Criança e Adolescente, realiza evento presencial na quarta-feira, 14, às 19h, no auditório 2 da PUC Minas, Campus Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Inscreva-se aqui

“Desafios e Perspectivas do Combate ao Trabalho Infantojuvenil” é o título do Psicologia em Foco Especial, que terá as(os) seguintes convidadas(os):

Diana Ferreira (CRP-04/397) – Psicóloga. Administradora. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Pós- Graduada em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte e da Cultura (UEMG). Integrante da Comissão de Orientação em Psicologia do Trabalho e Organizacional do CRP-MG.

Manuel Muñoz (CRP-04/34.191) – Graduação em Ciências Eclesiásticas, licenciatura em Psicologia, especialização em Gestão Escolar, mestrado em Psicologia Social e mestrado e doutorado em Teologia, na área de Religião e Educação. Pesquisador com experiência nas áreas de Psicologia Escolar e Social, com ênfase na área de violência, direitos humanos e educação. Professor no curso de Psicologia da Faculdade Uninassau de Belo Horizonte. Membro da Comissão de Orientação em Psicologia, Criança e Adolescente do CRP-MG.

 

Mediadora:
Isabella Lima (CRP-04/38.013) – Psicóloga e doutora em Psicologia (UFMG). Professora de Psicologia. Conselheira do XVII Plenário do CRP-MG e atual referência da Comissão de Direitos Humanos.

AGENDA

Psicologia em Foco Especial
Título
: “Desafios e Perspectivas do Combate ao Trabalho Infantojuvenil”
Data: 14/6/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h
Modalidade: Presencial
Local: Auditório 2 da PUC Minas Campus Praça da Liberdade – Rua Sergipe, 790, Funcionários, Belo Horizonte
INSCREVA-SE AQUI



– CRP PELO INTERIOR –