20 maio Desafios e possibilidades para a Psicologia no 3º Setor são tema de live
Escuta atenta às vivências das comunidades é a chave para um bom trabalho
“A Psicologia Organizacional e do Trabalho e o 3º Setor: desafios e possibilidades” foi o tema da live realizada pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), nesta quarta-feira, 19, em seu canal youtube.com/ascomcrpmg. A atividade contou com as participações da psicóloga clínica Patrícia Gomes da Silva, fundadora do Delas Psicologia; e Ana Luisa de Melo Lopes, estudante de Psicologia (PUC Minas), que tem experiência como extensionista voluntária no Projeto de Psicologia no Esporte, oferecido pela Atlética da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Nanci Rajão, psicóloga, professora da PUC Minas e integrante da Comissão de Orientação em Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRP-MG, mediou o encontro.
Ao iniciar a live, Nanci Rajão explicou que o objetivo da Comissão com este debate é mostrar que o terceiro setor vem se abrindo como um campo de trabalho para psicólogas(os) considerando, por exemplo, as demandas por capacitação dos atores sociais dentro das ONGs.
As convidadas Patrícia Gomes da Silva e Ana Luisa de Melo Lopes, expuseram suas vivências na área, explicando que a Psicologia no terceiro setor vem caminhando para uma clínica do trabalho, capacitando a comunidade e seus líderes com o cuidado de valorizar sua autonomia, sua experiência.
“Entramos como cientistas mas conscientes que não somos detentoras do saber. Precisamos absorver o que nos apresentam para construímos juntas e juntos as soluções”, relatou Patrícia. Para Ana Luisa, “ouvir o que as pessoas têm a dizer para encaixar a teoria com a prática” é o caminho ideal.
Confira o evento: