Dia da Luta Antimanicomial pauta mobilizações em Minas Gerais

Em Belo Horizonte, o desfile da Escola de Samba Liberdade ainda Tam Tam será realizado na sexta-feira, 17/5

Seminários, exposições, caminhadas e diversos outros tipos de mobilização têm marcado o 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em Minas Gerais, no ano de 2019.

Confira a agenda de atividades aqui.

Belo Horizonte – “Direitos às diversas gentes: de mãos dadas contracorrentes” é o tema do desfile da Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tam Tam, que celebrará o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, nesta sexta-feira, 17/5. A atividade é realizada pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM), e está na sua 22ª edição.

Os retrocessos na Política Nacional de Saúde Mental, ocasionados pela Nota Técnica nº 11/2019 publicada pelo Ministério da Saúde, serão pautados durante o desfile. A nota propõe o retorno dos hospitais psiquiátricos e do eletrochoque, o fim da política de redução de danos e o aumento do financiamento das comunidades terapêuticas, pontos que vão na contramão da perspectiva humanizada proposta na Reforma Psiquiátrica.

Os nomes de Marielle Franco, Dandara e Zumbi marcam o samba enredo de 2019. Com o título “A Revolução é preta e virá pelo Ventre”, o samba entoa a valorização dos povos ancestrais no Brasil e sua luta pela resistência. Mulheres, negros, indígenas, sem terra, usuários de drogas, LGBTQI, entre outros, ganham destaque no desfile, que levanta bandeiras contra o discurso de ódio e de intolerância.

O ato político e cultural é aberto a toda população e conta com a participação de usuários e familiares, trabalhadores e simpatizantes da Luta Antimanicomial de Minas Gerais, com a presença dos serviços substitutivos de diversos municípios mineiros.

CRP-MG promove concurso fotográfico
A 6ª edição do concurso fotográfico com o tema “O 18 de maio visto por diferentes ângulos”, premiará fotografias de atividades referentes às comemorações do “18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, no estado de Minas Gerais.

e Avaliadas por uma Comissão Julgadora, as fotos que melhor atenderem o regulamento irão para um processo de votação popular, pelo Facebook. As(os) autoras(es) das fotos mais votadas receberão troféus e as imagens serão expostas em atividade promovida pelo CRP-MG.

O prazo para envio das fotos termina no dia 9 de junho de 2019, e os interessadas(os) podem concorrer com até duas fotografias.

Acesse o edital.



– CRP PELO INTERIOR –