Dificuldade de lidar com dinheiro foi abordada no programa de rádio Psicologia em Foco

De acordo com economistas brasileiros, a situação econômica do país continuará turbulenta. Mesmo assim, muitas pessoas apresentam dificuldades para lidar com o dinheiro, sem conseguir controlar o consumo pessoal. Foi pensando nesse assunto, que o programa de rádio Psicologia em Foco entrevistou a psicóloga Maria do Carmo Teixeira Costa. Ela é membro da Comissão de Psicologia do Trabalho e Organizacional do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, professora e psicoterapeuta, habilitada como especialista em psicologia organizacional e do trabalho e mestra em Administração, com ênfase em Relações de Poder.

A convidada iniciou a entrevista explicando que a relação que as pessoas têm com o dinheiro está muitas vezes associada à emoção, à ansiedade. “A pessoa investe em algo baseando que aquela atitude a deixará feliz. Temos que estar cientes daquilo que queremos e o que realmente precisamos”, explicou Maria do Carmo. Ela também destacou que as lojas se produzem para seduzir os clientes e fazer com que comprem mais.

Quando o assunto é perdas e problemas futuros, a psicóloga explicou que gastar compulsivamente leva ao efeito dominó. “O gasto excessivo de dinheiro faz as pessoas se sentirem bem durante um determinado momento, mas quando a dívida aparece, o estresse, a preocupação vêm junto e isso acontece com ambos os sexos”, disse. Para concluir, Maria do Carmo falou que a ajuda de um profissional da Psicologia pode auxiliar a pessoa a se controlar, pois será um apoio e haverá uma escuta diferenciada.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –