Empoderamento feminino e luta por equidade foram discutidos no programa de rádio

Empoderamento feminino e luta por equidade foram discutidos no programa de rádio

Nesta quarta-feira, 22/3, o programa de rádio Psicologia em Foco entrevistou Larissa Borges, que é mestre em Psicologia Social, doutoranda em Psicologia Social (UFMG) e Subsecretária de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais.

Larissa explicou a importância das mulheres compreenderem as situações de violência e fazerem o enfrentamento, seja com um “não” ou até com o acionamento da polícia. “Nós, mulheres, precisamos nos empoderar. Esse empoderamento não parte somente de uma perspectiva individual, mas também da perspectiva coletiva e social que é construída através da sua história, da sua vivência como mulher. E isso resulta no entendimento que nós, mulheres, não buscamos igualdade com os homens e sim equidade. Nós queremos o reconhecimento das nossas subjetividades, pluralidades, como direito e respeito”, explicou.

A psicóloga também abordou o papel da Psicologia na desconstrução do machismo e do racismo que estão presentes em todas as estruturas da sociedade brasileira. Segundo Larissa, a Psicologia pode contribuir com estudos e teorias pautadas nas mulheres, na prevenção, no acompanhamento e no pós-tratamento.

Para escutar a entrevista completa, clique aqui.

O programa Psicologia em Foco vai ao ar todas as quartas-feiras, às 12h30, na Rádio Inconfidência 880 AM. Também pode ser ouvido ao vivo no site www.inconfidencia.com.br.

 

 



– CRP PELO INTERIOR –