Encontro relembra memórias da psicanalista Neusa Santos Souza, em Juiz de Fora

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais realizará neste sábado, 10, o encontro “Psicologia para quem? Encontro com as memórias da psicanalista Neusa Santos Souza”. A atividade acontecerá no município de Juiz de fora, e é promovida pela Comissão de Relações Étnico-Raciais na Psicologia, da Subsede Sudeste.

Renomado nome dentro da psicanálise, Neusa Santos Souza, é psicóloga, psicanalista e autora da obra Tornar-se Negro: As vicissitudes da Identidade do Negro Brasileiro em Ascensão Social (Graal, 1983), a primeira referência sobre a questão racial na Psicologia.

As inscrições são gratuitas e abertas ao público.

CONVIDADAS(OS):

– Coletivo Vozes da Rua:  Grupo criado a partir da Rádio Comunitária Mega FM, do Bairro Santa Cãndida, fundada em 1997. Atualmente, se dedica a dar continuidade à resistência contra várias formas de opressão, através da cultura hip-hop.

– William Penna: Psicólogo. Mestre e doutorando em Psicologia (UFF). Escritor da dissertação “Escrevivências das memórias de Neusa Santos Souza: apagamentos e lembranças negras nas práticas Psis. Integrante de Kitembo, Laboratório de Psicologia dos Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-Brasileira da Universidade Federal Fluminense.

– Zilda Chaves: Moradora do Complexo do Alemão. Membra do Coletivo Ocupa Alemão e do Coletivo Favela, Quilombo, Rua. Colaboradora da Escola Quilombista Dandara de Palmares.

MEDIADORA:

– Alline Aparecida Pereira:  Psicóloga. Doutoranda em Psicologia (UFF). Coordenadora da Comissão Relações Étnico-Raciais na Psicologia da Subsede Sudeste. Também integrante de Kitembo, Laboratório de Psicologia dos Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-Brasileira da Universidade Federal Fluminense.

Serviço:

Data: 10 de agosto de 2019
Horário: 9h
Local: Subsede Sudeste (Av. Barão do Rio do Branco, 2001 salas 1507 e 1508 Centro, Juiz de Fora/MG)
Informações e inscrições:  (32) 3215-9014 / sudeste@crp04.org.br



– CRP PELO INTERIOR –