Encontro virtual abordará os processos de luto durante a pandemia

Inscrições são gratuitas e estão abertas

No dia 16/3, terça-feira, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia das Emergências e Desastres, promoverá o encontro virtual “O luto pela Covid-19 é um processo coletivo”.

A atividade busca aprofundar o tema do luto no contexto da pandemia, evidenciando os atravessamentos e desdobramentos que podem agravar os sofrimentos psíquicos individuais e coletivos.

A pandemia da Covid-19, que teve início em dezembro de 2019, trouxe, de forma inesperada e avassaladora, diversas situações em que foi necessário lidar com o luto. Como consequência, muitas pessoas tiveram dificuldades em trabalhar essa perda, gerando um aumento nos transtornos psicológicos ao redor do planeta.

Dados de um questionário online feito pelo Ministério da Saúde, que contou com a resposta de 2.335 pessoas, mostram que em outubro de 2020, 74% dos brasileiros entrevistados apresentaram sintomas de ansiedade e 39,1% de depressão. Esse questionário foi a segunda etapa de um monitoramento feito pelo Ministério. Na primeira, realizada em abril, de um total de 17.491 participantes, 86,5% descreviam sentir ansiedade e 16% estavam com um quadro depressivo.

O evento ocorrerá às 14h e é gratuito, sendo preciso, apenas, se inscrever para participar. A transmissão será pela plataforma Zoom. Após a inscrição, serão enviadas ao e-mail informado, instruções para o acesso da plataforma.

Para falar sobre o tema, a atividade terá as(os) seguintes convidadas(os):

Bernardo Dolabella Melo – Psicólogo clínico, mestre em Psicologia (UFMG) e especialista em Saúde Mental (PUC-MG). Professor da faculdade Pitágoras e pesquisador colaborador de Atenção Psicossocial e Saúde Mental na pandemia de Covid-19, do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Fiocruz. Conselheiro estadual da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais, membro da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres do CRP-MG e técnico do Projeto CAVAS/UFMG.

Daphne Rodrigues Pereira – Psicóloga do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA e pesquisadora colaboradora de Atenção Psicossocial e Saúde Mental do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde da Fiocruz. Doutoranda em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ).

Mediadora:
Renata Miranda – Psicóloga clínica/Terapia breve e uso de hipnose, pedagoga e psicopedagoga. Conselheira, coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres e integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-MG.

Agenda:

Tema: O luto pela Covid-19 é um processo coletivo
Data: 16/03 (terça-feira)
Horário: 14h
Canal: Zoom
Inscrições: https://www.sympla.com.br/o-luto-pela-covid-19-e-um-processo-coletivo__1146654 

 



– CRP PELO INTERIOR –