Encontro virtual refletirá sobre Psicologia e educação infantil

Atividade será realizada na sexta-feira dia 15 de outubro

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia Escolar e Educacional realiza o encontro virtual “Psicologia, Educação e Infâncias: compromissos e práticas”. A atividade acontecerá no dia 15/10, sexta-feira, às 17h. O objetivo do encontro é discutir as práticas educativas, considerando as experiências das crianças como centro do processo educativo. Inscreva-se aqui.

Pontos de reflexão propostos: 

  • A importância da brincadeira e do brincar nas escolas de educação infantil;
  • Os equívocos e riscos da adoção de apostilas padronizadas como norteadoras das práticas educativas;
  • As implicações no desenvolvimento infantil de práticas de ensino centradas em conteúdos;
  • Os reflexos, nas crianças e nos educadores, das pressões pela alfabetização precoce de crianças;
  • Os equívocos de propostas curriculares e de práticas educativas descontextualizadas, que desconsideram os saberes e vivências das crianças.

O encontro virtual é gratuito e contará com a participação de:

Convidadas: 

Lucianna Ribeiro de Lima – Psicóloga escolar e Professora Titular do Colégio de Aplicação, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP/SP), mestre em Educação (FACED/UFU), com pesquisa sobre atuação do psicólogo escolar na Educação Básica.

Melina Carla de Carvalho – Psicóloga Clínica e da Educação, formada há 15 anos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e há 16 anos atuando como Psicóloga da Educação na Prefeitura Municipal de Matozinhos. Formação e atuação em Gestalt terapia e trabalhos de grupo, especialização em Língua Portuguesa pela UFMG e Psicólogo Perito e Examinador de trânsito. Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação – Famart. Formação em Reiki. Curso de formação em Direitos Humanos e Cidadania: direitos das pessoas LGBT e identidade de gênero pela EFDH-MG e Prevenção do Suicídio pela ESPPR-PR.

Mediador: 

Ivanilson Eleutério – Psicólogo escolar da Gerência de Políticas de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação de Pará de Minas. Integrante da Comissão de Orientação de Psicologia Escolar e Educacional, da subsede Centro-Oeste, do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais. 

Agenda
Tema: “Psicologia, Educação e Infâncias: compromissos e práticas”
Data: 15/10 (sexta-feira)
Horário: 17h
Canal: Zoom
Inscreva-se aqui



– CRP PELO INTERIOR –