Entrevista reflete sobre a Luta Antimanicomial e os desafios para uma sociedade inclusiva

Nesta quarta-feira, 15/5, o Psicologia em Foco no rádio debateu sobre o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que completa 32 anos. Nesta semana, a psicóloga e militante da Luta Antimanicomial e mestre em Saúde Pública (UFMG), Marta Elizabete de Souza, foi convidada para abordar o tema.

Ouça o programa.

“A reforma psiquiátrica pode contribuir muito para o nosso processo civilizatório”, afirmou Elizabete sobre o cuidado humanizado nos serviços psiquiátricos do país. Segundo a psicóloga, discutir a reforma psiquiátrica brasileira é falar das subjetividades de todas as pessoas e não apenas da reorientação do modelo de assistência.

A psicóloga apontou que a Luta Antimanicomial busca dar voz para grupos marginalizados, que necessitam de políticas públicas que os integrem à sociedade. “Negros, indígenas, população LGBTQI+, loucos, deficientes, pessoas em uso abusivo de álcool e drogas, pessoas privadas de liberdade, todos os chamados indesejados sociais que precisam ser respeitados enquanto cidadãos”, afirmou.

A responsabilização do governo no debate sobre saúde mental foi destacada pela profissional, visto que, compreender essas demandas é abrir espaço para uma sociedade mais plural. “Se estamos aqui para construir uma sociedade mais fraterna e inclusiva, como nós faremos isso com governos no âmbito federal, estadual e municipal que atuam cortando recursos e diminuindo o acesso da população?”, questionou.

O Desfile
Com o tema “Direitos às diversas gentes: de mãos dadas contracorrentes”, a Escola de Samba Liberdade Ainda Que Tam Tam, desfilará nesta sexta-feira, 17/5.

O ato é aberto a toda população e conta com a participação de usuários e seus familiares, trabalhadores e simpatizantes da Luta Antimanicomial de Minas Gerais. A concentração acontecerá na Praça da Liberdade, a partir de 14h e o desfile tem início às 15h.

Participe do concurso fotográfico do 18 de maio.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br



– CRP PELO INTERIOR –