Evento apresenta a Psicologia Hospitalar como uma área em expansão

Live fez parte da programação especial em alusão ao Mês da(o) Psicóloga(o)

Agosto é o mês da Psicologia. Para celebrar, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), programou uma agenda de lives durante todo o mês. Nesta semana aconteceu a segunda atividade, que teve como tema “Formação em Psicologia Hospitalar: uma área em expansão”.

Assista o evento na íntegra:

A live contou com a participação das psicólogas Eunice Miranda, especialista em Educação e Psicologia Hospitalar; e Evely Najjar Capdeville, mestra em Educação e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e Formação Profissional, conselheira tesoureira do CRP-MG. A mediação ficou sob a responsabilidade de Júnia Lara, psicóloga clínica, mestre em Engenharia de Produção e doutoranda em Psicologia, coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia Hospitalar do Conselho.

Ao iniciar a fase de exposições, Eunice Miranda fez um resgate histórico da Psicologia Hospitalar em Minas Gerais, ressaltando que foi a partir da própria prática que se iniciou a produção de conhecimento e o fortalecimento da identidade das(os) profissionais do segmento. “De modo geral a universidade não fornece subsídios teóricos e técnicos suficientes para essa atuação, que se constitui em uma área em crescente expansão, tanto na esfera pública como privada”, explicou.

Segundo ela, as(os) psicólogas(os) que trabalham neste segmento trabalham com as repercussões emocionais do processo de hospitalização e, a partir do atual contexto pandêmico houve uma maior visibilidade da área.

Formação – Na sequência, a conselheira do CRP-MG, Evely Capdeville, abordou detalhadamente as questões relacionadas à formação – diretrizes curriculares nacionais, projetos pedagógicos dos cursos, currículos, formação continuada – e apresentou dados da Psicologia mineira. Lembrou que em 2018 ocorreu um “grande esforço do Sistema Conselhos de Psicologia” para elaborar propostas de novas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) para o curso, que agora aguardam homologação do ministro da Educação. “Em termos de habilidades, conhecimentos e competências para a formação em saúde que são postas para essa área, considerando a estrutura das DCNs de 2011, que estão em vigor, podemos salientar alguns conhecimentos que são absolutamente necessários para uma formação para a área da saúde e, consequentemente, para a área hospitalar”, assinalou, apontando então:

– compreender os processos históricos e políticos de construção e implementação do SUS;

– refletir sobre as contribuições e os desafios da(o) psicóloga(o) no âmbito da saúde;

– conhecer propostas e programas de promoção, proteção, prevenção e recuperação à saúde, desenvolvidas no âmbito da atenção primária, secundária e terciária; e

– distinguir os diferentes níveis de atenção à saúde e suas interlocuções na Rede SUS.

Dilemas da sociedade – Antes de iniciar a fase de debates, a mediadora fez um resumo das falas ressaltando que o mundo contemporâneo coloca todos os dias questões de ordem política, social, ética, cultural e relacional. “Estamos imersas em uma sociedade cada vez mais complexa. Nunca teremos uma formação que dê conta de abranger tudo, mas é possível, com o que temos hoje, refletir no sentido de que somos sujeitos que influenciam e que são influenciados. Podemos, sim, pensar em um modelo forte de saúde e em um processo de formação comprometido com os dilemas sociais da atualidade”, concluiu Júnia Lara.

 

Bibliografia – Durante a live foi sugerida a leitura da publicação do CFP  GUIA DE ORIENTAÇÃO: PSICOLOGIA E SAÚDE SUPLEMENTAR

 

11º CNP e COREP – A live é um evento preparatório do 11º Congresso Regional da Psicologia de Minas Gerais (COREP). O objetivo dos eventos preparatórios é fomentar debates de temas importantes para a categoria e publicizar o processo do Congresso Nacional da Psicologia (CNP). Toda(o) psicóloga(o) pode enviar uma proposta para o seu CRP. Clique aqui para acessar o sistema para submissão

 



– CRP PELO INTERIOR –