10 abr Evento em Belo Horizonte aborda relação entre a Psicologia e os direitos dos povos originários
Atividade será no dia 23 de abril, às 19h, na sede do CRP-MG
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai promover no dia 23 de abril, às 19 horas, a primeira edição do Psicologia em Foco de 2025 na sede, em Belo Horizonte. O tema será Para além de abril: uma Psicologia compromissada com os Povos Indígenas.
Em 19 de abril é celebrado o Dia dos Povos Indígenas em nosso país. Por isso, este mês é conhecido como um período de celebração da diversidade e da cultura dos povos originários e de reflexão sobre seus direitos, sobre o que já se conquistou e sobre o que ainda é necessário alcançar.
A edição do Psicologia em Foco realizada no dia 23 vem reforçar que a luta e a resistência dos povos indígenas devem ser lembradas sempre e que as(os) profissionais de Psicologia têm importante papel e compromisso ético nesse contexto.
O encontro é uma colaboração entre a Comissão Permanente de Direitos Humanos e a Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais.
Contaremos com as contribuições de:
Isa (Isa Petara Txúri) (CRP-04/76.218) – Mulher indígena nascida e criada em contexto urbano, em Contagem, pertence ao povo Puri, atualmente em retomada. Psicóloga Clínica e Institucional (UFRN), tem percurso formativo no campo da Psicanálise e da Análise Institucional. Integra o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH-MG), tendo como espaços de cuidado e de auto-organização o Comitê Mineiro Indígena, o coletivo nacional Mulherio das Letras Indígenas e mais recentemente a Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-MG.
Rosa da Costa Gato Neta (CRP-04/71.476) -Indígena em retomada, amazonense e psicóloga clínica e social. Mestre e doutoranda em Psicologia (UFMG), especialista em Saúde Indígena (FAVENI) e pesquisadora no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes. Áreas de estudo e atuação: Psicologia Social e os Povos Indígenas, Gênero, Relações Étnico-Raciais, Contexto Amazônico e Corporalidades.
A mediação será realizada por:
Liliane Martins (CRP-04/50.845) – Mulher negra lésbica, psicóloga antirracista, feminista negra. Doutoranda e mestra em Psicologia Social (UFMG). Especialista em Direitos Humanos. Conselheira vice-presidenta, integra a coordenação colegiada da Comissão de Direitos Humanos e é referência da Comissão de Orientação em Psicologia, Mulheres e Questões de Gênero do CRP-MG.
O evento é gratuito e aberto a psicólogas(os), estudantes de Psicologia e demais interessadas(os) no assunto. A atividade conta com emissão de certificado. Para participar, é necessário realizar inscrição.
AGENDA
Psicologia em Foco – Para além de abril: uma Psicologia compromissada com os Povos Indígenas
Data: 23/4
Horário: 19h
Local: Auditório Rosimeire Aparecida da Silva (Rua Timbiras, 1532, 6º andar, Lourdes, Belo Horizonte/MG)
Clique aqui para fazer sua inscrição.