20 maio Evento em Divinópolis dialoga sobre os manicômios da atualidade
Atividade será no dia 24 de maio, às 9h, na subsede Centro-Oeste. Inscrições abertas
Quais manicômios atravessam a construção de nossa profissão na contemporaneidade? Essa pergunta orienta o Psicologia em Foco que o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realiza no próximo sábado, em Divinópolis.
No mês em que se celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio), o evento propõe reflexões sobre a lógica manicomial nos dias de hoje, considerando que ela extrapola os espaços físicos chamados de manicômios e abrange algumas formas com as quais nossa sociedade ainda lida com a loucura.
O encontro também aborda as formas como isso atravessa a prática psi e os possíveis caminhos para as(os) profissionais contribuírem com a pauta.
A atividade é uma iniciativa da Comissão de Orientação em Psicologia e Clínica e da Comissão de Orientação em Psicologia, Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.
Contaremos com as contribuições de:
André Amorim Martins (CRP-04/28.694): Diretor da UEMG Unidade Acadêmica de Divinópolis, professor do Departamento de Psicologia, ministra disciplinas de Psicopatologia. Doutor em Saúde Coletiva (Fiocruz), Militante da Saúde e Saúde Mental.
Pedro de Paula (CRP-04/69.796): Psicólogo e mestrando em Ciências Sociais (PUC Minas). Coordenador da Comissão Municipal de Reforma Psiquiátrica do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Militante da Luta Antimanicomial.
A mediação será realizada por:
Cristiane Nogueira (CRP-04/19.279): Psicóloga (UEMG). Pós-graduada em Psicanálise e Direito (Newton Paiva), em Assistência a Usuários de Álcool e outras Drogas (FHEMIG) e Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (UFRGS). Mestre em Psicologia (PUC Minas). Conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres e integrante da Comissão Permanente de Orientação e Ética do CRP-MG.
O encontro é gratuito e aberto a psicólogas(os), estudantes de Psicologia e demais interessadas(os) no assunto. A atividade conta com emissão de certificado. Para participar, é necessário realizar inscrição.
AGENDA
Psicologia em Foco – Quais manicômios atravessam a construção de nossa profissão na contemporaneidade?
Data: 24/5
Horário: 9h
Local: Subsede Centro-Oeste (Rua Fortaleza, 34, 2º andar, Bom Pastor, Divinópolis/MG)
Clique aqui para fazer sua inscrição.