Festival Cultural da População de Rua

O Movimento Nacional da População em Situação de Rua realiza nos dias 11 e 12 de março, no viaduto Santa Tereza, Belo Horizonte, o “Festival Cultural da População De Rua”.

O evento rompe com paradigmas de preconceito contra essa parcela da sociedade e amplia o olhar sobre o direito a cultura e ao lazer, chamando a atenção dos gestores culturais para este público e sua forma de viver e fazer arte.

Confira a programação: 

Dia 11/03

8hs Café da manhã;
9hs Recepção e fala dos organizadores e apoiadores;
9h30 Abertura Musical;
10h20 Desfile de moda/fantasias com pessoas em situação de rua,
12hs Almoço;
13hs Sarau livre;
15hs Apresentações teatrais,
17hs Espaço do Povo;

Dia 12/03

8hs Recepção, Boas vindas e café da manhã;
9hs Abertura Musical (convidado);
9h40 Apresentação de poesias, versos e prosas;
10h30 Roda de Capoeira;
12hs Almoço;
13hs Dança de Rua com grupo Soul;
14hs Música com artistas da população de Rua;
16hs Espaço do Povo.

Haverá também durante os dois dias de programação: exposições de artes da rua e fotografia, espaço de leitura e escrita; apresentação de malabares, pintura em azulejos, artesanatos hippies, barraquinhas de gastronomia e exposição e vendas de produtos da Economia Solidária.

Movimento Nacional da População de Rua

O Movimento Nacional da População de Rua, organizado a partir de lutas históricas, muitas violações de direitos e também mortes, entre elas as ocorridas na chacina da Pça da Sé em são Paulo no ano de 2004, onde sete pessoas em situação de rua que dormiam “simplesmente dormiam” naquele espaço, foram feroz e covardemente assassinadas por forças de segurança pública que deviam proteger as pessoas em vulnerabilidade social; vem por meio deste, expandir sua atuação abrangendo assim as áreas da cultura e da arte.

O Movimento está organizado desde o ano de 2005 e de lá pra cá tem formado a ampliado suas bases e feito a luta pela defesa dos direitos deste seguimento em diversos estados brasileiros entre eles os estados de: MG; SP; ES; RJ; RS; SC; PR; DF; GO; BA; RN; MA;
CE; AC; AM.

Sempre trabalhamos desde o início com os temas políticos e para tal temos usado as experiencias lúdicas e culturais vivenciadas pelos agentes das organizações que atuam com a população de rua. O Movimento da População de Rua e a própria população de rua com suas metodologias visam apresentar neste festival cultural, trabalhos e performances a fim de tornar oportuno, formas de expressar sua arte através da música, dança poesia, pintura e toda forma de arte executada por pessoas diversas que se encontram em situação de rua. Um trabalho de ampliação do olhar e mudança de paradigma quanto ao grupo populacional.

O que: Festival Cultural da População de Rua
Data
: 11 e 12 de março de 2022
Onde: Viaduto Santa Tereza – Belo Horizonte



– CRP PELO INTERIOR –